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Diretrizes para Autores

 

A Revista Laborativa, publicada pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental - COSTSA, órgão da Pró-Reitoria de Administração PRAd, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, tem como objetivo atender os princípios da Universidade de criação e transmissão de saber contribuindo para a produção científica qualificada e sua divulgação por meio da difusão de conhecimento produzido em Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e Reabilitação Funcional,  Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia e Perícia Médica.

 

 

1- Áreas para submissão de trabalhos

- Os trabalhos submetidos devem estar inclusos nas seguintes Áreas Temáticas:

 

ÁREA

DEFINIÇÃO

I

Saúde e

Segurança do Trabalhador

 

Processo de Trabalho; Saúde Mental e Trabalho; Acidente de Trabalho; Subjetividade e Saúde do Trabalhador; Promoção e Vigilância da Saúde no Trabalho; Doenças Relacionadas ao Trabalho; Nexo Causal; Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional; e suas relações com o Programa de Prevenção de Riscos ambientais; Gestão e Saúde.

II

Readaptação e Reabilitação Funcional

 

Tecnologias da Informação em Reabilitação; Processos Biológicos e Psicológicos Básicos do Desenvolvimento Humano; Neurofisiologia em Reabilitação; Distúrbios Cinéticos e Sinérgicos Funcionais; Bioética e Ética na Pesquisa e nas Ações Profissionais no âmbito da Reabilitação e Readaptação; Desenho Universal e Acessibilidade; Aspectos Legais da Reabilitação; Inserção Social da Pessoa com Deficiência; Capacidade e Incapacidade Funcional.

III

Susten-tabilidade Ambiental

 

Interfaces Sociais da Gestão da Biodiversi-dade; Ambiente e Adaptabilidade; Relação do Homem com o Meio Ambiente; Desenvolvimento e Planejamento Ambiental; Ética e Responsabilidade Socioambiental.

IV

Ergonomia

 

Conceitos e Aplicações da Ergonomia; Legislação: Norma Regulamentadora 17; Aplicação da NR- 17; Análise Ergonômica do Posto de Trabalho – AET; A situação de Trabalho Dentro do Enfoque da Ergonomia; Metodologias para Análise Ergonômica;  Lesões por Esforços Repetitivos/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – LER/DORT´s; Prevenção das LER/DORT´s.

V

Perícia Médica

 

Perícia e o Poder Judiciário; Legislação e Perícia: Poderes; Deveres e Ônus dos Peritos; Impedimento e Suspeição, Epidemiologia.

2 - A Revista Laborativa aceita submissões de trabalhos inéditos nas seguintes seções:

 

2.1 - Seção de Artigos Temáticos e de Revisão

Nesta Seção serão publicados artigos  originais, Temáticos e de Revisão. Os artigos Temáticos serão incluídos no conteúdo focal da revista,  voltados para pesquisas,análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais da área ou das subáreas. Os números máximos de caracteres 50.000 com espaço, incluindo as Referências. Os artigos de Revisão, deverão ser apresentados por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para áreas de Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e Reabilitação Funcional, Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia e Perícia Médica. Máximo 45.000 caracteres com espaço, incluindo as Referências.

 

2.2 - Seção Relatos de Experiência

Nesta Seção serão publicadas, comunicações de práticas em andamento, relatos de experiências nas áreas de pesquisa, do ensino e da prestação de serviços que envolvam as temáticas sobre Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e Reabilitação Funcional, Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia e Perícia Médica.Máximo 35.000 caracteres.

 

2.3 - Seção Entrevistas

Nesta Seção serão publicadas Entrevistas: Depoimentos de personalidades ou especialistas da área, nas modalidades escrita ou em áudio, visando, quer a reconstrução da história ou  a atualização em temas de interesse  pertinentes à linha editorial da Revista. As entrevistas escritas serão limitadas a 8.000 caracteres com espaço. Entrevistas de áudio com limitação de 10 minutos de duração.

 

2.4 - Seção Documentários

Nesta Seção, serão publicados Documentários em vídeo  com conteúdos que tratem das temáticas: Saúde e Segurança do Trabalhador, Sustentabilidade Ambiental, Readaptação e Reabilitação Funcional, Ergonomia e  Perícia Médica.

 

2.5 - Seção Texto de Opinião

Nesta seção, serão publicados Textos que expressem posição qualificada de matérias que suscitam análise e reflexão e que estimulem a polêmica ou o tratamento sobre os temas relativos às áreas de Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e  Reabilitação Funcional, Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia, Perícia Médica, limitados a 20.000 caracteres com espaço, incluindo as Referências.

 

 

3 - Formato de Apresentação

 

Trabalhos submetidos à Revista Laborativa  deverão atender aos seguintes itens:

 

3.1 – Formatação da página:

A página, formato A4, terá orientação “Retrato”, e “Paisagem” caso alguma figura ou tabela a requisite, e deverá ser configurada com margens: direita = 2cm, esquerda = 3 cm, superior = 3 cm e inferior = 3 cm.

 

3.2 - Folha de Rosto:

Uma Folha de Rosto despersonalizada contendo: o nome da Seção escolhida para submissão, se Artigo Original, de Revisão etc.; os Títulos e sub-títulos do trabalho, sem abreviações, em português e inglês, e um título abreviado, na língua do texto, para o cabeçalho das páginas do artigo, não devendo exceder 4 palavras.

 

O Título deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo a 10 palavras, em letra tipo Verdana, caixa alta, negrito e tamanho 14. O Título em inglês deverá ser a versão exata do título em português.

Uma Folha de Rosto personalizada, cópia da Folha de Rosto despersonalizada, acrescida do nome completo do autor, centralizado na página, com a primeiras letras em caixa alta e sem abreviaturas, letra tipo Verdana, tamanho 12, e número sobrescrito, que remeterá ao texto seguinte, onde serão inseridos os dados completos de afiliação institucional e geográfica, por ocasião da submissão do trabalho, a formação acadêmica, área de atuação do autor, e endereço para contato (e-mail). Se necessário, indicar qualquer atualização de afiliação institucional. Se houver mais de um autor, o nome deverá ser inserido na linha seguinte, e assim sucessivamente.

Se for o caso, indicar a origem do trabalho, como por exemplo: anteriormente apresentado em evento, derivado de tese ou dissertação, coleta de dados efetuada em instituição distinta da que financiou a pesquisa e outros créditos e/ou fatos de divulgação eticamente necessários.

A aceitação ou recusa dos originais apresentados será sempre uma decisão com base nos pareceres dos avaliadores. A Revista Laborativa  ao utilizar o SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) adotou a filosofia de "Acesso Aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, bem como todos os recursos de gerenciamento editorial disponibilizado pelo sistema.

 

3.3 - Resumo

O Resumo de trabalhos deve ter no máximo 600 caracteres. Deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol.O Abstract e Resumen, devem ser na versão exata do texto do Resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português.

 

3.4 – Palavras-Chave: Para fins de indexação o resumo deve ser seguido de 3 a 5 Palavras-Chave  , que deverão ser separadas por um ponto e vígula  entre elas. As palavras-chave deverão ser  apresentadas também nos idiomas  inglês e espanhol.


3.5 - Subdivisões do Texto

Em todas as categorias, o texto deve ser estruturado com letra tipo Verdana, tamanho 12, e recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm. Os títulos e subtítulos serão em letra tipo Verdana, tamanho 12, com a primeiras letras em caixa alta e negrito. A numeração de títulos e subtítulos, caso necessária, deverá ser feita com numerais.

 

3.6 - Notas de rodapé

As Notas de Rodapé Explicativas deverão ser reduzidas ao mínimo. Não utilizar Notas de Rodapé Bibliográficas. Deverão ser ordenadas por numerais que deverão ser sobrescritos no final do texto ao qual se refere cada nota.

 

3.7 - Figuras

As Figuras, com suas respectivas legendas, deverão estar gravadas, uma em cada arquivo, nomeados como: figura1.jpg, figura2.jpg etc. As Figuras deverão estar, preferencialmente, no formato JPG (ou, excepcionalmente, em MSWord ou Excel).

O arquivo das figuras deverá ser enumeradas conforme indicado no texto. Para assegurar qualidade de publicação, todas as figuras deverão ser gravadas em qualidade para fotografia, e em caso de arquivo JPG, usar preferencialmente resolução 300 DPI. As figuras simples não poderão exceder a largura de 8,3 cm., e as complexas de 15 cm. Por isso o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso seja necessária a redução de tamanho.


3.8 - Tabelas

As Tabelas, deverão estar gravadas, cada qual num arquivo próprio, nomeados como: tabela1.doc, tabela2.doc etc.  Os arquivos poderão estar em MSWord ou em Excel, acompanhadas de áudio ou não.

As notas e legendas das tabelas serão com letras tipo Verdana, tamanho 10 e negrito nos marcadores de tópicos se necessário.

Cada tabela não poderá exceder 15 cm de largura x 23,7 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para Tabelas simples, o limite da largura é de 60 caracteres, de modo a ocupar uma coluna impressa, incluindo 3 caracteres de espaço entre colunas da tabela. Para Tabelas complexas o limite é de 125 caracteres, de modo a ocupar as duas colunas.

 

3.9 - Anexos

Caso o autor considere a importância de destacamento de itens que ilustrem e auxiliem a compreensão do trabalho, estes poderão ser apresentados na forma de anexos. A elaboração dos anexos deverá utilizar recursos hipermídia tais como arquivos em áudio, vídeo, animações em flash etc.

 

3.10 – Informações complementares de formatação

Os arquivos das Figuras, Tabelas e Anexos poderão ter até 100 MB cada um. Deverão ser postados, como documentos suplementares ao arquivo do texto do trabalho, no quarto passo do Processo de Submissão On-Line.


3.11 – Agradecimentos

Deverão ser mencionados nomes de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho, desde que preencham os requisitos para participar da autoria. Também podem constar desta parte agradecimentos a instituições quanto ao apoio financeiro ou logístico. Deverá  haver permissão expressa dos nomeados para referendá-los. Os agradecimentos deverão ser apresentados na sequência das referências bibliográficas.

 

3.12. Estudos que envolvam pesquisas com Seres Humanos, deverão apresentar na Metodologia o nome do Comitê de Ética em Pesquisa que autorizou o desenvolvimento do estudo.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.