Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

 

Revista Laborativa é uma publicação semestral da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental (COSTSA)  em  Parceria com o Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Campus de Assis. Tem como objetivo atender os princípios da Universidade nas áreas da saúde, da segurança do trabalhador e da sustentabilidade ambiental fortalecendo a transmissão do saber contribuindo para a produção científica qualificada e sua divulgação por meio da difusão de conhecimento.

É uma revista intertidisciplinar, arbitrada e aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. Sua missão é publicar e disseminar produtos do trabalho científico das três áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanidades, sendo essas representadas graficamente pelos três triângulos construídos a partir da letra A do próprio título da revista.

A visão interdisciplinar, foco central da R.Laborativa busca trazer discussões e reflexões sobre as constantes alterações do mundo contemporâneo e os impactos na saúde, meio ambiente, bem como na relação indivíduo-meio-trabalho.

Os trabalhos a serem submetidos deverão abordar as seguintes temáticas: Saúde e Segurança do Trabalhador, Sustentabilidade Ambiental, Readaptação e Reabilitação Funcional, Ergonomia e Perícia Médica. Essas temáticas contemplam os cinco eixos da R.Laborativa que se traduzem  na imagem de um pentagrama,conforme composição do desenho de capa, uma  sinopse gráfica como forma de  explicar o interjogo dos cinco temas relevantes, cada qual com seus sub-temas, também conectados nos assuntos abordados.

Símbolo da tradição pitagórica, o pentagrama era chamado de higia (de Higia ou Higéia, deusa da saúde). Essa estruturação gráfica procura levar o leitor à compreensão da complexidade que envolve a interdisciplinaridade entre os aspectos físicos, psicológicos e sociais da saúde individual e ambiental, além de enfatizar as relações e as inter-retroações entre cada fenômeno e seu contexto, focando a reciprocidade do todo e das partes.

R.Laborativa publica Artigos Temáticos e de Opinião, Relatos de Experiências, Entrevistas e Vídeos. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica, automaticamente, na cessão integral dos direitos autorais à Revista Laborativa. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e as reflexões, afirmações e conceitos descritos nos trabalhos submetidos e publicados são de inteira e absoluta responsabilidade dos seus autores, mantendo o ineditismo dos conteúdos.

 

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Nesta Seção serão publicados artigos  originais, Temáticos e de Revisão. Os artigos Temáticos serão incluídos no conteúdo focal da revista,  voltados para pesquisas,análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais da área ou das subáreas. Os números máximos de caracteres 50.000 com espaço incluindo as referências.

Artigos de Revisão: Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para áreas de Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e Reabilitação Funcional ,Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia e Perícia Médica. Máximo 45.000 caracteres, incluindo as referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

 

Nesta Seção serão publicadas, comunicações de práticas em andamento, relatos de experiências nas áreas de pesquisa, do ensino e da prestação de serviços que envolvam as temáticas sobre Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e Reabilitação Funcional, Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia e Perícia Médica.Máximo 35.000 caracteres. com espaço incluindo as referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Seção ENT: Nesta Seção serão publicadas Entrevistas : Depoimentos de personalidades ou especialistas da área, nas modalidades escrita ou em áudio, visando, quer a reconstrução da história ou  a atualização em temas de interesse  pertinentes à linha editorial da Revista.As entrevistas escritas serão limitas a 8.000 caracteres com espaço.Entrevistas de áudio com limitação de 10 minutos de duração.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documentários

Seção DOC: Nesta Seção, serão publicados documentários em vídeo  com conteúdos que tratem das temáticas: Saúde e Segurança do Trabalhador, Sustentabilidade Ambiental, Readaptação e Reabilitação Funcional, Ergonomia e  Perícia Médica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Textos de Opinião

Seção TO: Nesta seção, serão publicados textos que expressem posição qualificada de matérias que suscitam análise e reflexão e que estimulem a polêmica ou o tratamento sobre os temas relativos às áreas de Saúde e Segurança do Trabalhador, Readaptação e  Reabilitação Funcional, Sustentabilidade Ambiental, Ergonomia, Perícia Médica, Limitados a 20.000 caracteres com espaço, incluindo as referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Caderno de Resumos I CONCOSTSA

Publicar resumos dos trabalhos apresentados nos Congressos da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental - COSTSA/PRAd/Reitoria

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas independentes, permanentes ou indicados pelo Conselho Editorial da R.Laborativa dentre os especialistas de confirmada competência técnica e científica, com a função de colaborar na apreciação dos manuscritos submetidos à publicação. Estes dispõem de autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo apresentar sugestões de modificações aos autores. Os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo, omitindo-se, também, o(s) nome(s) do(s) autor (es) perante os relatores.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...