Atendimento odontológico precoce – estudo longitudinal

Ângela Cristina Cilense Zuanon, Juliana Álvares Duarte Bonini Campos, Elcilaine Azevedo, Carina Domaneschi, Tatiana Mello Menezes

Resumo


Baseado na filosofia preventiva da odontologia atual, este trabalho teve por objetivo educar e conscientizar o núcleo familiar da importância da atenção precoce à saúde bucal de crianças de 0 a 4 anos de idade. Foram realizadas visitas domiciliares semanais ao Assentamento Bela Vista, zona rural da cidade de Araraquara (SP), onde os cirurgiões-dentistas assistiram 56 crianças e passaram aos pais instruções de higiene e dieta para promoção de saúde bucal. Foram realizados também higienização da cavidade bucal, exame clínico, aplicação tópica de verniz fluoretado e, quando necessário, tratamento restaurador no posto de saúde. Em três anos de atendimento, 12 crianças se mudaram para a cidade e 16, vindas de outras localidades, foram integradas ao programa. Os dados foram analisados por estatística descritiva e os grupos comparados pelo teste de Wilcoxon e pelo teste t. Os resultados demonstraram significativa alteração do padrão de saúde bucal (p=0,034) das crianças no início e ao final de três anos de programa. Verificou-se também que houve decréscimo na média de dentes cariados e com manchas brancas (p=0,045; p=0,017). De acordo com as características culturais, sociais e econômicas do local, conclui-se que o programa ofereceu efetiva promoção de saúde, sendo necessária sua aplicação periódica e a longo prazo, para que ocorra a incorporação de hábitos saudáveis em toda a população.

Palavras-chave


Atendimento precoce. Crianças. Saúde bucal. Higiene bucal.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.