Atividades educativas na escola: abordando as temáticas drogas e violência

Luiza Cremonese, Camila Nunes Barreto, Andrêssa Batista Possati, Lisie Alende Prates, Laís Antunes Wilhelm, Carolina Carbonell dos Santos, Larissa Venturini, Lúcia Beatriz Ressel

Resumo


A adolescência é uma fase de crescimento biopsicossocial, permeada por novas descobertas. Esse período é marcado pela construção de diferentes valores e significações pelo adolescente, os quais repercutem no comportamento e na vida desses indivíduos. A singularidade da adolescência demanda ações a fim de facilitar o processo vivenciado por eles. Em vista disso, desde 2003 o projeto de ensino e extensão "Adolescer" é desenvolvido por discentes voluntários e bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, Rio Grande do Sul. O presente estudo trata de um relato de experiência da extensão universitária realizada em uma escola pública do município, no ano de 2013, e tem como objetivo relatar e refletir um encontro com um grupo de adolescentes, envolvendo as temáticas de drogas e violência. Buscou-se promover a reflexão com os adolescentes acerca dos temas e orientá-los quanto aos riscos do uso de substâncias psicoativas e suas consequências, com ênfase na violência. Utilizou-se a metodologia participativa, a qual permite uma atuação efetiva dos envolvidos no processo de trabalho educativo, considerando-os detentores de saber e conhecimento. Para o planejamento e organização do encontro grupal, aprofundou-se o conhecimento sobre a temática por meio de diferentes estudos na área e em metodologias participativas com adolescentes. As atividades desenvolvidas com os adolescentes têm desenvolvido a promoção da saúde por meio de temáticas atuais e de responsabilidade social, que podem ser discutidas sem julgamento ou repressão. O projeto “Adolescer” permite espaços de troca de conhecimentos, interação pessoal e vínculo com os adolescentes, os quais auxiliam para que a fase da adolescência seja vivenciada com consciência crítica e reflexiva.

Palavras-chave


Adolescente. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Violência. Promoção da saúde. Enfermagem.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.