Oficinas lúdicas e o resgate do sucesso escolar

Nathalia Santos Dutra, Karitas Moura Peixoto, Dener Luiz Silva, Maria Teresa Antunes Albergaria

Resumo


Neste artigo, apresentamos as experiências e reflexõesacerca de um Projeto de Extensão que buscou investigar o processo deaprendizagem dos alunos e as relações estabelecidas entre a escola, família ecomunidade a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e sucessoescolar dos alunos através de oficinas lúdicas. Para a realização do trabalho,buscou-se como referência os estudos de Pichon-Rivière sobregrupos operativos e os de Lev Vygotsky, que entendea brincadeira em uma interdependência entre desenvolvimento e aprendizagem. Otrabalho foi realizado com nove alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental deuma escola pública da cidade de São João de-Rei, os quais foram indicados pelaescola com queixa de dificuldade de aprendizagem. As intervençõesproporcionaram a ressignificação do olhar desses alunos sobre as possíveisdificuldades vivenciadas no processo de escolarização tornando-os sujeitos maisinteressados por aprender, a potencialização de suas capacidadesafetivo-cognitivas e sociais, assim como a promoção de melhor interação comseus pares e familiaridade com os conhecimentos escolares. Assim sendo, nanossa prática procuramos atuar seguindo as propostas e concepções da PsicologiaEscolar e Educacional, considerando os alunos em suas diferenças e o lugar queocupam nas relações sociais em que seu desenvolvimento se desenrola. A partirdessa compreensão tentamos traçar estratégias, junto com os alunos, queotimizam o processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Psicologia escolar. Aprendizagem. Lúdico. Processo grupal.

Texto completo:

PDF

Referências


DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura: a escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

EZPELETA, J., ROCKWELL, E. A escola: relato de um processo inacabado de construção. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GATTI, A. B. O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento? Psicologia da Educação, São Paulo, n. 5, p. 73-90, 1997.

IZA, F. V.; MELLO, M. A. Quietas e caladas: as atividades de movimento com as crianças na Educação Infantil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 2, n. 25, p. 283-302, 2009. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 8 nov. 2011.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. O lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

MARANHÃO, D. N. M. M. Ensinar brincando: aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. 4. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2007.

MELLO, M. A. Atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: Educação Infantil e Educação Física. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.

PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.

PASQUALINI, J. C. A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 1, n. 14, p. 31-40, 2009. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 13 nov. 2011.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

SANTOS, K. T.; GARBIN, A. J. I.; GARBIN, C. A. S. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 161, 2012.

SCHULTZ, E. S.; MULLER, C.; DOMINGUES, C. A. A ludicidade e suas contribuições na escola. Jornal da Educação, 2006. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/jornada educacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/A%20LUDICIDADE%20E%20SUAS%20CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES%20NA%20ESCOLA.pdf . Acesso em: 25 abr. 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.