Fisiologia e prática de enfermagem no cuidado de portadores de feridas

Josefine Busanello, Marcus Vinícius Lara, Luise Lobão de Deus, Thyelle da Silva Bohlke, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


Este estudo é um relato de experiência de um curso de aperfeiçoamento acerca dos cuidados de Enfermagem a indivíduos portadores de feridas, dedicado a Enfermeiros atuantes em uma instituição hospitalar do interior do Rio Grande do Sul/Brasil. Tem como objetivo apresentar a interface entre os conhecimentos acerca da fisiologia humana e a abordagem do cuidado de Enfermagem a portadores de feridas, partindo da seguinte questão norteadora: de que forma podemos resgatar a importância desse conhecimento na prática de cuidados de Enfermagem? Há um distanciamento entre o ensino da fisiologia e a prática dos cuidados, o que justifica a necessidade de estratégias no âmbito acadêmico e na educação permanente que busquem contextualizar a fisiologia humana na prática de enfermagem. Assim, a experiência deste curso pode impulsionar novas iniciativas em relação à aplicabilidade da fisiologia nos cuidados de enfermagem, não só ao individuo portador de feridas, mas em todas as esferas de conhecimento da área.

Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem. Cicatrização. Fisiologia da Pele.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.