Novos horizontes pela educação popular: o ressurgir da figura do índio no caso são-borjense

Ronaldo Bernardino Colvero, Davide Cabonai, Fernanda Mattos de Lima Valença

Resumo


O artigo é resultado da produção desenvolvida a partir do projeto de extensão“Admirável Mundo Novo: quebrando paradigmas através da educação”, financiado pelo Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), em 2012, pela Universidade Federal do Pampa. São Borja, cidade fronteiriça do Rio Grande do Sul, e palco dessa ação extensionista, constituiu, no passado, uma das primeiras reduções jesuíticas, sendo conhecida nesse contexto com um dos “Sete Povos das Missões”. Dessa maneira, a figura do índio se vale de importante elemento histórico, fazendo parte da formação da cidade e de hábitos presentes no cotidiano de seus habitantes. Todavia, partindo da premissa que essa relevância a respeito das raízes indígenas encontra-se pouco valorizada ou até mesmo desconhecida, inclusive nas salas de aula, o projeto de extensão vem atuar neste ponto junto às escolas públicas da cidade.  O público-alvo escolhido na edição de 2012 contemplou as turmas de terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Francisco Garcia. As oficinas e vivências realizadas foram pautadas pela orientação pedagógica da Educação Popular, proposta por Paulo Freire, em acordo com a teoria do conhecimento direcionada: do Construtivismo Sócio-Interacionista. No início deste projeto de extensão universitária foram aplicados questionários, para que, em conjunto com dados de pesquisas oficiais, tanto sobre a educação quanto sobre a atual condição indígena, servissem de base para a compreensão do quadro que seria trabalhado, assim como contribuir na construção dos resultados desta produção acadêmica. Foi possível estabelecer debates sobre as políticas públicas vigentes, com uma aproximação do universo dos jovens com realidades locais que comprovadamente as ignoravam, como no caso indígena, simultaneamente ao entendimento do funcionamento básico das principais instituições políticas da nossa sociedade.

Palavras-chave


Educação popular. Ensino médio. Etnias indígenas. Políticas Públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTROPOLOGIA SOCIAL. Disponível em: http://noradar.com/antropologia/?page_id=2. Acesso em: 1 jun. 2012.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE AÇÃO INDIGENISTA (ANAI). Disponível em: http://www. anai.org.br/. Acesso em: 23 jun. 2007.

BERGAMASCHI, M. A. Educação escolar guarani no Rio Grande do Sul: a política pública em movimento. In: Reunião Anual da ANPEd, 26., 2003, Poços de Caldas, MG. Disponível em: http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/06tmarab.pdf. Acesso em: 20 jun. 2012.

BRASIL. Lei nº 11.465, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 145, n. 48, 11 mar. 2008. Seção I, p. 1.

CHINOY, E. Sociedade: uma introdução à sociologia. São Paulo: Cultrix; Brasilia, DF: INL, 1975.

ESCOBAR, C. H. Epistemologia das ciências, hoje. Rio de Janeiro: Pallas, 1975.

FORQUIN, J. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1999.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI). Povos Indígenas. Disponível em: http://www.funai.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2012.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE (FUNASA). Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/. Acesso em: 10 fev. 2013.

FURASTÉ, P. A. Normas e técnicas para trabalhos cientificos: explicitações das normas da ABNT. Porto Alegre: [s.n.], 2002.

GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1990.

______. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis: Vozes, 1995.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 1966.

GUARESCHI, P. A. Psicologia social crítica-como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 12 fev. 2012.

INSTITUTO PAULO FREIRE. Disponível em: http://www.paulofreire.org. Acesso em: 12 maio 2012.

LABURTHE-TOLRA, P. Etnologia – Antropologia. Petrópolis: Vozes, 1997.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifíca. São Paulo: Atlas, 2003.

LOMBARDI, J. C. Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados: Histedbr; Caçador, SC: UnC, 2000.

MARCONI, M. A. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2005.

McLUHAN, H, M. Mutations. Paris: Name, 1969. Tradução de Moacir Gadotti e Mauro. A. Lenzi. Educação Municipal, São Paulo, n. 5, nov. 1989.

MELIÀ, B. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

______. Desafios e tendências na alfabetização em língua indígena. In: EMIRI, L.; MONSERRAT, R. (Org.). A conquista de escrita. São Paulo: Iluminuras, 1989. p. 9-16.

______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

MOLL, J.; ABRAMOWICZ, A. Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus, 1997.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smdhsu/default.php?p_secao=143. Acesso em: 13 jan. 2013.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.

ROUSSEAU, J. Emílio ou da educação. [S.l.]: R. T. Bertrand Brasil, 1995.

SANTOS, S. C. Educação e sociedade tribais. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1975.

TEODORO, A. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.