Endogenia e Extensão Universitária

Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo, Angela Cristina Cilense Zuanon, José Arnaldo Frutuoso Roveda

Resumo


A Extensão Universitária, forte dimensão da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, mediante a publicação da Revista Ciência em Extensão (RCE) abre caminho para docentes, pesquisadores, técnico-administrativos, graduandos e pós-graduandos de diferentes instituições publicarem resultados de seus estudos, ações e pesquisas extensionistas.

Entretanto, a publicação científica na área da Extensão Universitária depara-se com um aspecto complexo que é a endogenia e são poucos os locais qualificados para a publicação de artigos resultantes desses estudos extensionistas. Particularmente na UNESP, há um forte impacto, pois ela é a universidade pública com um dos maiores números de Projetos de Extensão Universitária, além de legislação e suporte consolidados pelos órgãos assessores da Universidade para a execução dessas atividades fazendo com que a sua comunidade acadêmica procure a RCE como espaço para publicação, o que pode sugerir a endogenia.

Não só a comunidade acadêmica da UNESP se vale desse espaço de publicação, mas as advindas de outros locais do país e do exterior. Esses são demonstrados pela grande procura pela RCE para conhecimento e utilização desse veiculo de divulgação. O constante levantamento realizado pelo Conselho Editorial da RCE aponta que a revista recebeu desde a publicação do último número de 2012, que foi ao ar no mês de dezembro, até 29/04/2013 16.466 visitas de 14.229 visitantes de 50 países, com análise de cobertura regional (Brasil – 15.049 visitas de 577 cidades). A principal fonte de acesso é proveniente de sistemas de busca, 10.907 (66,3 %) com pesquisas utilizando 7.907 palavras-chave, dados obtidos a partir do Google Analytics que registra o tráfego no portal da Revista.

Acrescido à forte demanda desse espaço de publicação há outro aspecto fortemente discutido pelo Conselho Editorial da RCE que é a própria concepção da Extensão Universitária. Apesar do avanço e divulgação dessa dimensão em diferentes âmbitos, há ainda confusões conceituais acerca do universo de estudo e pesquisa da Extensão Universitária atribuindo, muitas vezes equivocadamente a ela, pesquisas que não tem como alvo a comunidade, resultado da ação em extensão universitária.

Assim o espaço da RCE oferece aos leitores, artigos e relatos de experiências diversas que na medida de sua publicação, clarificam conceitos e concepções que envolvem a dimensão da Extensão Universitária.

Neste primeiro número de 2013, são publicados seis artigos científicos, sendo três deles da comunidade unespiana e outros três de fora da UNESP; sete relatos de experiências extensionistas, sendo dois da UNESP e cinco provenientes de outras Instituições de Ensino Superior, artigos e relatos que abrangem basicamente as áreas biológicas e de humanidades com diversidade de temas que caracterizam a multidisciplinaridade da RCE.


Palavras-chave


Extensão Universitária, Divulgação científica

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.