O uso do biscuit como ferramenta complementar ao ensino de anatomia humana: um relato de extensão universitária

Augusta Antonia da Silva, Ricardo Tadeu Onety Júnior, Lilian Regiani Merini, Elder Nascimento Pereira, Luciana da Silva Brito

Resumo


O sistema linfático éconstituído por vasos e os órgãos linfóides e neles circula a linfa. O presentetrabalho visa confeccionar um modelo do sistema linfático utilizando o biscuita fim de elucidar as estruturas do referido sistema e ampliar o acervoanatômico do laboratório de anatomia do Instituto de Saúde e Biotecnologia(ISB/Coari). Foi realizada para a confecção do sistema linfático uma pesquisacom os atlas disponíveis na biblioteca do instituto para que pudesse serescolhida uma imagem clara e objetiva do referido sistema. Após a escolha foipreparada a massa de biscuit caseira para a composição do material. Conclui-seque a utilização do biscuit para confecção de materiais didáticos para o ensinoda anatomia humana é viável, por seu baixo custo e sua facilidade demanipulação.

Palavras-chave


Sistema linfático; Biscuit; Ferramenta complementar ao estudo; Avaliação Qualitativa; Modelos alternativos

Texto completo:

PDF

Referências


APRENDA a receita para massa de biscuit. Disponível em: http://www.abril.com.br /noticia/diversao/no_247179.shtml. Acesso em: 22 set. 2010.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiências com questões do ensino superior. Londrina: EdUEL, 1998.

CHAGAS, J. Cadáver desconhecido: importância histórica e acadêmica para o estudo da anatomia humana. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Morfologia) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2001.

CHOPARD, R. P.; BONILAURI, A. R. C. O ensino da anatomia. Uma visão discente. Revista Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina de São Paulo, São Paulo, v. 52, n. 6, p. 337-341, 1997.

CORIA-SABINI, M. A.; DAMASCENO, S. A. N. Ensinar e aprender: saberes e práticas de professores de anatomia humana. Revista de Psicopedagogia, v. 20, n. 63, p. 243-254, 2003.

COSTA, G. B. F.; COSTA, G. B. F.; LINS, C. S. A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012.

FORNAZIERO, C. C. et al. O ensino da Anatomia: Integração do corpo humano e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010.

GARDNER, E. et al. Anatomia geral: Introdução a anatomia – estudo regional do corpo humano. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1971.

GONÇALVES, C. L. et al. Construção de modelos moleculares de versáteis para o ensino de química utilizando material alternativo e de baixo custo. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., Pelotas, 2007. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2007.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

NEVES, M. V. S. Uma nova proposta para o ensino da anatomia: desafios e novas perspectivas. 2010. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2010.

QUEIROZ, C. A. F. O uso de cadáveres humanos como instrumento na construção de conhecimento a partir de uma visão bioética. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.

ROCHA, A. O. et al. Programa de doação de corpos para o estudo da anatomia humana. O Anatomista, ano 1, v. 4, out./dez. 2010. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Anatomia.

SALING, S. C. Modelos didáticos: uma alternativa para o estudo de anatomia. Paraná, 2007. Disponível em: http://cacphp.unioeste.br/OLD_mesmo_antigo/.../EE_08.pdf. Acesso em: 22 jun. 2011.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WEBER, J. Manual de dissecação humana de Shearer. 8. ed. São Paulo: Manole, 1999.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.