Comunicação extensionista UNITAU: compartilhando saberes

Ângela da Costa Cruz Loures

Resumo


Seja como atividade?meio, desenvolvendo as campanhas necessárias à mobilização dos diversos públicos envolvidos por programas e projetos, seja como atividade?fim, realizando ações de comunicação que privilegiam o saber local das comunidades, a comunicação tem?se mostrado como indispensável para a extensão universitária da Universidade de Taubaté. Na redistribuição social dos saberes, a comunicação é vista como processo, prática e ferramenta estratégica indispensável ao pensar e fazer universitários, integrados e alinhados às ações de gerenciamento da instituição. Neste processo, as mensagens e os veículos foram sendo adequados às necessidades de informação dos diversos públicos que se pretendia atingir, de forma a estabelecer uma conexão entre eles.

A palavra comunicação tem em sua base o sentido de tornar comum. Em tempos de globalização é cada vez mais importante transmitir informações e manter os públicos de interesse a par dos acontecimentos, tornando transparentes as ações das Instituições de Ensino Superior, em especial das públicas. Vista como uma ferramenta estratégica, a comunicação deve ser um processo contínuo, integrado. A Comunicação também assume um papel essencial no ambiente universitário, vindo a constituir, no Plano Nacional de Extensão Universitária, uma das oito áreas temáticas estabelecidas na sistematização da extensão das universidades públicas brasileiras, somando?se às de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.


Palavras-chave


Comunicação. Cidadania. Rádio. Jornal. Revista.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.