Restauro da Capela do Rosário no município de Matias Barbosa, Minas Gerais, Brasil

Fabio Jose Martins de Lima, Raquel von Randow Portes, Ricardo Oliveira, Bianca da Silva Marcondes Veiga, Bárbara Lopes Barbosa, Helena Tuler Creston, Denyse Pereira Neves Delgado, Larissa Ribeiro de Moura, Tainá de Carvalho Lamoglia, Ana Paula Leal Pinheiro Cruz, Aline Moreira Fernandes Barata, Willian Carlos Areas Mendonça, Lívea Rocha Pereira, Debora Ventorim Almeida, Vitor Lima, Marine Luiza de Oliveira Mattos, Klinton de Melo Barbosa Junior, Fernanda de Oliveira Silva Portela

Resumo


O trabalho expõe o processo desencadeado para a elaboração do projeto de restauro da Capela do Rosário no município de Matias Barbosa, em Minas Gerais, no Brasil. A capela é patrimônio cultural protegido na instância federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, localizada em encosta lindeira ao rio Paraibuna que serpenteia pelo município. A posição desta capela é dominante e demarca de modo singular a memória social desta localidade. Como patrimônio cultural encontra?se em bom estado de conservação, com ações necessárias para a sua preservação. As premissas básicas para o projeto referem?se ao respeito aos valores estéticos e culturais do bem imóvel em questão, com o mínimo de intervenção possível, buscando a sua adequação e compatibilidade aos elementos construtivos originais. Foi feita também uma aproximação relacionada às teorias do restauro, para o enquadramento do bem cultural aos procedimentos mais adequados para a sua conservação. Vale ressaltar a importância da revisão das políticas urbanas atuais, particularmente relacionadas à circulação de veículos, para permitir a garantia da integridade deste bem cultural. Foram feitos levantamentos em acervos e no local, com vistas ao  entendimento da memória da ocupação do território, bem como a inserção deste patrimônio edificado no contexto da própria cidade e sua região. Buscou?se também a  compreensão do estado atual da edificação, e a sua valorização junto à comunidade, proporcionando a  manutenção dos laços de identidade cultural e garantindo a permanência destes espaços em bom estado para asdemais gerações.

Palavras-chave


Patrimônio Cultural. Preservação ambriental. Políticas Públicas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.