Maneiras de ser e de fazer: uma busca pelo resgate cultural de Viçosa – MG por meio de seus saberes e sabores

Lelciane Maria Miranda, Amélia Carla Sobrinho Bifano, Tatiana Silva Teixeira, Luciana Aparecida de Oliveira

Resumo


Este trabalho trata da produção de quitutes e de como esta pode ser vista enquanto forma de expresão do saber popular, tendo como base as entrevistas realizadas pelo projeto “Maneiras de Ser e de Fazer: Valorização dos Saberes e dos Sabores Culturais em Viçosa ? MG”, projeto este que é vinculado à UNIEDHS – Unidade Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Humano e Social.
A grande fama da comida mineira e a tradição de que o mineiro sempre oferece uma mesa farta, já correu meio mundo. Esta comida encanta não apenas por ser a mais característica do Brasil, mas também por ser rica em sabor e cheia de histórias que remetem à época dos escravos, do ciclo do ouro e das pedras preciosas (FISBERG, WEHBA e COZZOLINO, 2002).
Dentre os diversos pratos da culinária mineira encontram?se as quitandas. Estas, de acordo com Frieiro (1966), se referem à pastelaria caseira, o biscoito, a broa, a rosca, o sequilho, o bolo, expostos em tabuleiros. O autor ainda cita que quem fabrica ou vende esses produtos, são denominadas quitandeiras.

Palavras-chave


Cultura. Culinária. Artesanato.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.