Extensão e a formação continuada de professores: um estudo de caso em Ciências Naturais

Lucas Dominguini, Pedro Rosso, Maristela Gonçalves Giassi

Resumo


O presente artigo retrata um projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores de todas as áreas conhecimento do Ensino Fundamental de uma rede pública Municipal do Sul de Santa Catarina. Tal projeto foi motivado pela necessidade de melhorias constantes na educação, com o intuito de elevar o índice do IDEB do município. O foco deste relato são os professores de Ciências Naturais, que possuem uma formação acadêmica voltada para o ensino de Biologia e, por isso, não se sentem preparados para lecionar conteúdos de Química e Física no último ano do Ensino Fundamental. Desta forma, o curso para esses professores teve por objetivo suprir essas dificuldades. O resultado apontou um avanço significativo na forma de trabalho dos professores e um aumento na nota levada pelos alunos no IDEB. Sugere-se, portanto, projetos de extensão com características similares para suprir tal necessidade dos docentes.

Palavras-chave


Extensão. Formação continuada. Ensino de ciências.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei das diretrizes e bases da educação nacional: LDB 9394/96. Brasília, DF: Diário Oficial, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ciências. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, DF, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2011, ciências. Brasília, DF, 2010.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1998.

EL-HANI, C. N.; TAVARES, E. J. M.; ROSA, P. L. B. Concepções epistemológicas de estudantes de Biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre História e Filosofia das Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 265-313, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de Química. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164–214, dez. 1995.

MELO, M. T. L. Programas oficiais para formação dos professores da educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 45–60, dez. 1999.

NOVOA, A. Formação de professor e profissão docente. In: NOVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1997. p. 15-35.

PERRENOUD, P. Formação continua e obrigatoriedade de competências na profissão de professor. Tradução de Luciano Lopreto. Revisão técnica da tradução de Maria José do Amaral Ferreira. Genebra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Genebra, 1998. Disponível em:

http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1998/1998_48.html#Heading1#Heading1. Acesso em: 16 ago. 2012.

PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: EdUFSC, 2001. p. 9-32.

SCHNETZLER, R. P. Práticas de ensino nas ciências naturais: desafios atuais e contribuições de pesquisa. In: ROSA, D. E. G. et al. (Org). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 205-222.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.