Reflexiones sobre la eficacia de los proyectos educativos de inclusión digital en comunidades de notable vulnerabilidad social

Luciano Gomes Furlan, Fabio Azambuja Marçal, Gleison Samuel do Nascimento, Jean Carlo Hamerski, Pedro Chaves da Rocha

Resumo


Este artigo tem o objetivo de discutir alguns fatores que comprometem a eficácia de projetos educacionais de inclusão digital em comunidades de marcante vulnerabilidade social, com base na análise de uma experiência de insucesso. Analisou-se a influência de alguns parâmetros externos (sociais, políticos, culturais, tecnológicos, etc), que foram potenciais geradores de abismos entre o discurso (teoria) e a verdadeira realidade que pode estar presente na maioria dos programas e políticas públicas de inclusão digital. Analisou-se a problemática relacionada ao fracasso, o papel de cada um dos integrantes (instituições de ensino, comunidade e setores da sociedade em geral) e a importância da sinergia que devem possuir, de maneira a contribuir para que a implantação de ações educacionais em espaços digitais comunitários possua a verdadeira relevância social do seu propósito.

Palavras-chave


Educação. Inclusão digital e social. Vulnerabilidade social.

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