Rádio Ambiental: experiência extensionista na escola Marechal Rondon em Vilhena

Evelyn Iris Leite Morales Conde

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato de dados e experiências do Projeto de Extensão Educação e Comunicação ambiental: rádio como veículo de cidadania na Escola Estadual de Ensinos Fundamental e Médio Marechal Rondon, vinculado ao Departamento de Comunicação Social – Jornalismo (Dejor) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). As ações do referido projeto perpassa pelo objetivo principal de aplicação da interface educação e comunicação ambiental em escolas públicas de Vilhena, cone Sul do estado de Rondônia. Com base na metodologia de pesquisa participante, aliou-se a prática educomunicativa radiofônica aos conteúdos relativos à educação ambiental. Tanto a prática da extensão, com oficinas e encontros de palestras, quanto a construção deste trabalho, levou em consideração os estudos de autores da área de educação, comunicação radiofônica e educação ambiental para que os resultados obtidos remetessem as ações objetivas da proposta extensionista, sendo estas, a relação da educação e comunicação ambiental e a produção/formatação de conteúdo ambiental transmitido através de meio sonoro na escola. Para obtenção de tais resultados, entre os instrumentos técnicos de coleta estão a elaboração, aplicação e análise de questionários semi-estruturados sobre comunicação e meio ambiente aos participantes do projeto; além da experimentação da produção radiofônica em formato de reportagens jornalísticas, com conteúdos voltados à temática educativa ambiental, veiculadas na rádio-pátio da escola em questão.

Palavras-chave


Educação ambiental. Rádio escola. Comunicação ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 22 nov. 2010.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 22 nov. 2010.

CONSANI, M. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

DIAS, G. F. Atividade interdisciplinares de educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2006.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LEFF, E. Racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2006.

MACHADO, C. et al. Educação ambiental consciente. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

MCLEISH, R. Características da linguagem do rádio enquanto veículo de comunicação. In: . Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. 3. ed. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-24.

SOARES, I. O. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 19, p. 12-24, set./dez. 2000.

THIOLLENT, M.; ARAÚJO FILHO, T.; SOARES, R. L. S. (Org.). Metodologia e experiências em projeto de extensão. Niterói: EdUFF, 2000.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.