Projeto de ilha do papel

Gislaine Cristina Barbosa Ruella, Bruno Ribeiro Bocc, Giovana Paschoalotto

Resumo


Introdução: A sobrevivência e o sucesso de uma organização dependem da eficiência com a qual esta fabrica seus produtos, onde o custo é uma implicação e determinado, em grande parte, pela eficácia do seu sistema produtivo. A instituição Ilha do Papel corresponde a uma pequena organização que realiza a confecção de papel artesanal através de reciclagem, contando com apoio da Prefeitura do Município, a qual fornece uma ocupação a um grupo de jovens de baixa renda. Por se tratar em uma organização amadora, tal instituição apresenta problemas em seu sistema de produção, observados desde a obtenção da matéria-prima e determinação de custos, até o destino dos produtos acabados, passando também por problemas de caráter ergonômicos, como iluminação inadequada, ruído e movimentação excessiva, o que afeta diretamente os trabalhadores. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo melhorar a eficiência da instituição, aumentar a reciclagem de papel e agregar  mais adolescentes, que  por sua vez, deverão tornar-se conhecedores de todo o processo de produção do qual participam, ou seja, obterão uma maior qualificação. Métodos: Propôs-se a avaliar o processo produtivo da instituição, realizando inicialmente um levantamento dos principais pontos nos quais deveriam ser focadas as mudanças, tecnicamente chamados gargalos da produção, e posteriormente sugerir propostas para possíveis alterações. Assim a realização de um estudo do sistema produtivo, que é uma aplicação direta do curso de Engenharia Mecânica, terá grande impacto na instituição, ao se definir padrões de trabalho que acarretarão em um ganho tanto de produtividade, como de qualidade final de seus produtos, garantindo que está possa eventualmente tornar-se auto-sustentável. O projeto foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foi feito um levantamento bibliográfico com os seguintes temas para pesquisa: Administração da produção, objetivo da produção e estratégias da produção; Projeto de produtos e serviços, arranjo físico e fluxo e organização de trabalho; Planejamento de capacidade, planejamento de estoque e controle da qualidade;  Melhoramento da produção, prevenção e recuperação de falhas e Responsabilidade social e ambiental. Os tópicos foram estudados e amplamente discutidos. Apos se iniciou a segunda etapa que será concretizada com a aplicação da teoria em trabalho de campo, pelo qual tem-se o livre acesso à instituição para observação, medições e anotações, objetivando o levantamento e a coleta dos dados necessários à análise. Resultados: estudo se concretizará com a confecção de um relatório constando todos os comentários e sugestões de mudanças, com uma apresentação pública do relatório à comunidade acadêmica e externa, representada pelos trabalhadores da instituição.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.