Ações de relações públicas aplicadas a projetos de extenção: análise das exposições do laboratório de design solidário

Lara Bichiato Mengatti, Claudio Roberto y Goya, Marcelo Formigoni da Silva

Resumo


Introdução: O Laboratório de Design Solidário (Labsol) é um projeto de extensão criado em 2007 que tem como objetivo aperfeiçoar e revitalizar objetos artesanais e arranjos produtivos locais, baseando suas atividades no tripé conceitual: ecodesign, sustentabilidade e economia solidária. O LabSol visita grupos de artesãos, analisa seus produtos, métodos de produção e matérias primas e a partir daí, cria-se projetos e protótipos.O Laboratório conta com a atuação de alunos de Relações Públicas desde 2009 e estes têm como função promover ações de/para aprimoramento da comunicação interna e externa, além da parte burocrática e análise de propostas e projetos. No ano de 2011, ocorreram quatro exposições de produtos feitos pelo LabSol. Em cada uma destas exposições, o papel do profissional de RP foi fundamental, pois avaliou os convites, verificou a abrangência de cada público, a relação entre o projeto e os eventos, e tornou possível a sua efetiva realização. Objetivos: O estudo tem como objetivo analisar a validade e o alcance das exposições do Labsol no primeiro semestre de 2011. As exposições ocorreram no evento "Ecorreto" em 07 e 08 de maio; no Festival da Rádio UNESP em 26 de maio; no projeto "Perspectiva" - projeto de extensão da UNESP - em 01 de junho; e na XII Semana do Meio Ambiente de Bauru no Horto Florestal da cidade em 05 de junho. Métodos: As exposições aconteceram por meio de convite dos organizadores dos eventos e se deram através da exibição dos produtos, criados para os grupos de artesões, em pedestais individuais ou em mesas com produtos e cartazes explicativos. A análise será baseada no número de expectadores de cada evento e no interesse do público em relação ao projeto e aos produtos. Resultados: O público de interação em cada evento variou em numero de expectadores. O Festival da Rádio UNESP, contou com uma média de mil e duzentos; a Semana Integrada do Meio Ambiente, cento e cinqüenta; o "Ecorreto", quinhentos expectadores (durante a exposição e através do site, onde estão fotos e informações sobre o evento); e o Projeto Perspectiva, realizado na cantina da Faculdade de Engenharia da Unesp, não foi mensurado, porém, alcança principalmente os alunos de período vespertino e noturno dos quatro cursos desta faculdade por ser espaço de fluxo constante de alunos. Cada uma destas exposições foi acompanhada pelos RPs. Durante as exposições, diversas pessoas se interessaram pelo trabalho e, conseqüentemente, perguntaram sobre o Laboratório, demonstrando grande interesse. Acredita-se que por meio destes interessados, a informação sobre o trabalho é multiplicada e, portanto, o conhecimento sobre o projeto alcança maior amplitude. Divulgando não apenas o projeto, mas principalmente o tripé conceitual sobre o qual se apoia.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.