Abordagem ecológica em educação ambiental: elaboração de um guia ilustrado de peixes de água doce

Igor Paiva Ramos, Edmir Daniel Carvalho, Renato Eugênio da Silva Diniz

Resumo


Atualmente, a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania assume papel cada vez mais importante, demandando a emergência de novos saberes e técnicas que possibilitem uma melhor aprendizagem. Neste contexto, propõe-se uma forma de abordagem em educação ambiental relacionada à importância dos recursos aquáticos com ênfase na fauna de peixes, visando à filosofia do conhecer para preservar. Assim, elaborou-se um guia ilustrado de peixes de água doce, com informações básicas sobre sistemática, biologia (alimentação e reprodução), ecologia e estado de conservação das espécies. Este trabalho utilizou dados de uma dissertação de mestrado na área de zoologia realizada na interface da ictiologia/limnologia, contemplando 24 espécies coletadas numa lagoa marginal do reservatório de Jurumirim (Rio Paranapanema). Ainda, a principal fonte de inspiração e referência deste guia foi o trabalho intitulado “Parque Nacional de Jurubatiba: Ficha dos seres vivos” distribuído nas Escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Com o intuito de facilitar o aprendizado, este guia foi elaborado na forma de pranchas ilustradas, contendo, na face frontal, informações sobre a área de estudo, noções de anatomia de peixes, fotografia da espécie e gravuras que demonstram aspectos ecológicos, culinários, econômicos e da pesca. No verso do referido guia, estão contidas as informações básicas supracitadas, com o intuito de despertar o interesse do educando para as questões mais específicas sobre os peixes e seu ambiente. Também, foram utilizadas cores fortes e estimulantes, jogos e brincadeiras visando a tornar o material harmonioso e interessante, possibilitando um aprendizado mais significativo. Especialistas enfocam que este modelo de material didático é bem prático, pois permite uma maior manipulação e proximidade por parte do educando com o tema. Espera-se que este trabalho, que compôs uma monografia em Licenciatura em Ciências Biológicas, venha servir de modelo para outras demandas na área de educacional.

Palavras-chave


Impactos ambientais. Biodiversidade. Peixes. Educação ambiental. Material didático.

Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTINHO, A. A. et al. Patterns of colonization in neotropical reservoirs, and prognoses

on aging. In: TUNDISI, J. G.; STRASKRABA, M. (Ed.). Theoretical reservoir ecology

and its applications. São Carlos: Brazilian Academic of Sciences and Backhuy

Publishers, 1999. p. 227-265.

ALMEIDA, L. F. R.; BICUDO, L. R. H.; BORGES, G. L. A. Educação ambiental em praça

pública: relato de experiências com oficinas pedagógicas. Ciênc. Educ., v. 10, n. 1, p.

-132, 2004.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Banco de Informações de

geração. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2006.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 6. ed. São Paulo: Gaia, 2000.

p.

FERREIRA, D. F. et al. Impactos sócio-ambientais provocados pelas ocupações

irregulares em áreas de interesse ambiental – Goiânia – GO. Disponível em:

. Acesso em: 10 mar. 2006.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui., n. 118,

p. 189-205, 2003.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico,

complexo e reflexivo. Educ. Pesqui., v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

LATINI, A. O.; PETRERE JR., M. Reduction of native fish fauna by alien species: an

example from Brazilian freshwater tropical lakes. Fish. Manag. Ecol., v. 11, p. 71-79,

LOUREIRO, C. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez,

MACEDO, C.; RAMALHO, F. A. Produção cientifíca: estudo das monografias de

conclusão do curso de graduação em bilioteconomia/UFPB. Biblionline, v. 1, n. 1, 2005.

Disponível em: . Acesso em: 8 jun.

MARCUS, L. R. Estudos da ictiofauna de uma lagoa marginal na região de

desembocadura entre o Rio Paranapanema e o reservatório de Jurumirim (Alto do

Rio Paranapanema), SP. 2000. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas -

Zoologia) - Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2000.

NELSON, J. S. Fishes of the world. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1994. p. 139-

ORSI, M. L.; AGOSTINHO, A. A. Introdução de espécies de peixes por escapes

acidentais de tanque de cultivo em rios da Bacia do Rio Paraná, Brasil. Rev. Bras. Zool.,

v.16, n. 2, p. 557-560, 1999.

PAIVA, M. P. Impactos das grandes represas sobre o meio ambiente. São Paulo. Ciênc.

Cult., v. 35, n. 9, p. 1274-1282, 1983.

RIPASA. Conhecer para preservar. Disponível em:

. Acesso

em: 10 maio 2007.

SALES, M. V. S. Uma reflexão sobre a produção do material didático para EAD. 2005.

Disponível em: . Acesso em:

jun. 2006.

SANTOS, G. B.; FORMAGIO, P. S. Estrutura da ictiofauna das represas do rio Grande,

com ênfase no estabelecimento de peixes piscívoros exóticos. Inf. Agropec., v. 21, n.

, p. 98-106, 2000.

SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Produção de materiais didáticos para propostas

inovadoras. Disponível em:

. Acesso em:

jun. 2006.

SBERNI JR, C.; SARAIVA, F. H. S.; MARTINO, V. F. Conhecer para pertencer: o

patrimônio cultural como caminho para uma maior percepção da história para 2º série do

primeiro ciclo. Disponível em:

.

Acesso em: 24 maio 2007.

TORLONI, C. E. C. et al. Reprodução de peixes autóctones reofílicos no reservatório

de Promissão, Estado de São Paulo. São Paulo: CESP, 1986. 14 p.

TUNDISI, J. G. Represas como sistemas complexos: teoria, aplicações e perspectivas

para usos múltiplos. In: HENRY, R. (Ed.). Ecologia de represas: estrutura, funções e

aspectos sociais. São Paulo: FAPESP, 1999. v. 1, p. 19-38.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.