Grupo de Compras Coletivas: despertando cidadania através do consumo crítico, coletivo e solidário

Isabela Passos Pinotti, Ana Clara Gava Martins, Ana Claudia Zacarão, Fernando Anderson de Oliveira Freire, Jacob Said Netto, Mariana Sato dos Reis, Viviana Bernardes Oliveira, Taís Rodrigues Dib

Resumo


Introdução: Tendo em vista o preço elevado dos produtos naturais e orgânicos na cidade de Franca, o projeto “Compras Coletivas” surgiu no início de 2006 visando, através da compra de tais produtos em conjunto, torna-los mais acessíveis aos estudantes da Unesp e à sociedade em geral. Objetivos: Despertar na comunidade acadêmica da Faculdade de História, Direito e Serviço Social e em toda a comunidade Francana a consciência destes indivíduos enquanto consumidores são agentes de mudanças, que através do consumo estes exercem sua cidadania, desenvolver o território local e os empreendimentos econômicos solidários da região de Franca gradualmente, proporcionar o acesso da população de baixa renda a produtos saudáveis com preços acessíveis. Métodos: A cada dois meses é divulgada uma lista com os produtos e preços atualizados no site http://naturais.inconesp.org. Assim que os pedidos são feitos, os estagiários os enviam aos fornecedores (empreendimentos econômicos solidários, comerciantes e produtores locais) para que os produtos sejam entregues e, posteriormente, distribuídos. São realizadas reuniões mensais tanto com os consumidores quanto fornecedores, na quais é feito um balanço do funcionamento do projeto. Também são elaborados informativos e cartilhas educativas com informações sobre o consumo solidário. Resultados: Aumento da procura dos alunos da Unesp e da sociedade francana por produtos naturais e orgânicos, bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica tanto para o consumo quanto para questões de saúde, meio ambiente e economia.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.