A TV UNESP Assis como meio de divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e culturais desenvolvidas pela FCL – Assis

Eduardo Galhardo, Bruna Anastácio Reis, Tiago de Souza Alves, Wagner de Assis Braz Rezende, Raísa Tavares de Oliveira, Gustavo Peria Bertolette, Cleyton Monteiro Nascimento

Resumo


Introdução: O Projeto de extensão “Núcleo Integrado de Comunicação da FCL/Assis – TV Universitária vem ampliando a atuação do núcleo de produção televisiva destinado à difusão e à popularização da Ciência e Tecnologia (C&T). A atuação da equipe neste projeto, está diretamente relacionado ao histórico e desenvolvimento das TVs Universitárias no Brasil, que de maneira resumida temos o surgimento em 1968, em sinal abeto, da TV Educativa de Recife, pertencente à Universidade Federal de Pernambuco, e portanto considerada a primeira TV Universitária do país Mais de 40 anos depois, com seu espaço consolidado e garantido no país através da Lei 8.977, de 6 de janeiro de 1995, conhecida como Lei do Cabo, essas TVs passam a "servir de contraponto. Uma alternativa, um anti-referencial, um lugar onde a prioridade é a integração, a comunicação na acepção correta e etimológica, de ‘colocar em comum’. A Televisão Universitária oferece a oportunidade de uma integração ativa entre ensino, pesquisa, extensão, sociabilizando seus atores principais: alunos, professores, dirigentes, funcionários e a comunidade onde atua” (MAGALHÃES, 2002). Assim como a própria universidade a TVuniversitária deve cumprir com o tripé de ensino – pesquisa – extensão. Objetivos: A consolidação da participação da TV UNESP Assis no canal Universitário na cidade de Assis é imprescindível para sanar um dos grandes problemas da Universidade que é a falta de divulgação da produção técnico-científica para a comunidade local. Sendo seus objetivos principais: - Transmissão do conhecimento científico para a população, - Divulgação das pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos pela FCL de Assis, - Exibição de produções de caráter artístico-cultural apoiadas os desenvolvidas pela UNESP. Métodos: A Produção de programas televisivos no estúdio da TV UNESP ASSIS são veiculados na TV a Cabo de Assis, empresa que iniciou suas atividades em 1994 e atinge mais de 65% da área urbana do município, contando atualmente com, aproximadamente, 4.500 assinantes, o que representa mais de 18.000 pessoas com acesso ao Canal Universitário (quase 20% da população urbana). Resultados: A atuação da TV UNESP ASSIS , no ar efetivamente a partir de 2008, vem melhorando exponencialmente, foram produzidos mais de 50 programas semanais que divulgaram os eventos científicos e culturais ocorridos no Campus de Assis, bem como, projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Letras de Assis. A produção televisiva, principalmente com a cobertura de eventos científicos e culturais, permitiu ampla divulgação das atividades da Universidade.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.