Coleta de sementes e produção de mudas para o plantio em núcleos de regeneração no Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta

Carolina Souza Dias Guyot, Mariana Hashimoto Possari, Alexandre Araújo Ferreira Martins, Renata Cristina Batista Fonseca

Resumo


Introdução: O Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta localiza-se no município de Botucatu, região Centro-Oeste do Estado de São Paulo. Foi criado em 2002 e sua gestão é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com a colaboração da Secretaria de Turismo, Sociedade Civil Organizada, UNESP e comunidade local. Apresenta uma área de aproximadamente 18 hectares, sendo quase metade constituída por pastagens abandonadas. Dentre as prioridades do Plano de Manejo do Parque está a recuperação destas áreas. Objetivos: O projeto tem como objetivo a coleta de sementes de espécies nativas da região, visando a produção de mudas para a posterior implantação de núcleos de regeneração nas áreas degradadas do Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta. Métodos: Visitas periódicas foram realizadas ao Parque para observação da frutificação das espécies nativas e coleta de sementes. O material coletado foi beneficiado no Viveiro de Produção de Mudas do Departamento de Recursos Naturais e com base nas informações sobre a biologia e a ecologia das espécies foram realizadas a semeadura e condução das mudas. Foram estudados os modelos de restauração mais adequados para implantação nas áreas degradadas do Parque bem como as espécies a serem utilizadas. Resultados: Foram produzidas 493 mudas de oito espécies que serão utilizadas na implantação dos núcleos. O projeto de restauração será realizado em fases com a implantação anual de núcleos de regeneração. Serão utilizadas em cada fase diferentes técnicas de nucleação para posteriormente serem comparadas e analisadas quanto à eficiência de restauração e regeneração natural. As atividades proporcionaram aos alunos adquirir conhecimento em levantamento florístico, reconhecimento de sementes, trabalho no campo e práticas no viveiro. A capacitação dos alunos se baseia nos conhecimentos adquiridos na faculdade, em leituras à biblioteca e em conversas e discussões dentro do grupo. Dificuldades: A declividade do terreno impossibilitou o acesso a várias áreas e as principais matrizes, limitando a área de coleta nas proximidades das trilhas existentes no Parque. A falta de organização por parte dos alunos no agendamento do transporte da equipe de coleta, fez com que algumas idas a campo não se realizasse. Em conseqüência disso atingimos um numero inferior de quantidade de sementes e espécies do que o que era esperado, reduzindo assim o número de mudas. Para a implantação dos núcleos de regeneração será necessário recorrer a outras fontes de mudas, para completar um numero mínimo de espécies e para poder trabalhar com uma quantidade razoável de mudas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.