Estágio supervisionado e extensão universitária: uma experiência de formação de professores em pedagogia hospitalar no Hospital Universitário Materno Infantil

Francy Sousa Rabelo, Maria José Albuquerque Santos

Resumo


Introdução: Este resumo objetiva apresentar a experiência orientada pela professoras autoras, na função de supervisora de estágio e coordenadoras de projeto de extensão e desenvolvida pelos alunos do Curso de Pedagogia da UFMA na disciplina de Estágio em Docência da Educação Infantil e sua relação com o projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável: construindo uma Pedagogia Hospitalar” sob a orientação das professoras. Tal projeto foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão em 2007 e idealizado pelo Núcleo de Humanização do Hospital Universitário Presidente Dutra, que em articulação com o Departamento de Educação I e o Curso de Pedagogia – UFMA possibilitou a elaboração do mesmo com o objetivo de fortalecer o Estágio Supervisionado das alunas do curso de Pedagogia da UFMA. Este projeto consolida-se como um projeto de extensão universitária visando a criação de espaços alternativos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a construção de uma pedagogia hospitalar. Objetivos: Valorizar novos espaços educativos de atuação do pedagogo através da extensão universitária destacando o processo de humanização do professor em sua formação em atenção ao desenvolvimento psicossocial-educativo da criança e adolescente hospitalizada. Métodos: constituiu-se da atuação dos alunos estagiários em sala interdisciplinar existente no hospital e em enfermarias através de metodologia lúdica, como fantoches, teatro, conto, reconto de histórias infanto-juvenil, cartazes e alfabeto móvel desenvolvendo conteúdos dos eixos temáticos da Educação Infantil e Ensino Fundamental como Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Arte, Natureza e Sociedade. As atividades didático-pedagógicas foram desenvolvidas respeitando as limitações momentâneas das crianças e aconteceram no período 2009.1, aos sábados no turno matutino e vespertino. Resultados: Os resultados obtidos destacam para o benefício de cerca de 50 crianças de 2 a 15 anos atendidas em cada turno com ênfase no bom desempenho do aspecto emocional e cognitivo da criança em relação ao seu estado de saúde, assim também na formação deste aluno-estagiário que teve um olhar mais humano sobre as ações pedagógicas, pois mesmo tendo o encerrado o momento do estágio, os mesmos continuam no hospital realizando as atividades numa perspectiva extensionista integrando-se a novos espaços educativos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.