Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte

José Milton de Lima, José Ricardo da Silva, Fabiana Andreani, Débora Cristina Barbosa Teixeira, Luciana dos Santos Silva, Wellington Dantas da Silva, Robson Castodi Chacon, Cibele de Freitas Soares, Wellington da Silva Briza, Lucas Oliveira Gama

Resumo


Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.