Carta ao Leitor

Cleopatra da Silva Planeta

Resumo


CARTA AO LEITOR

 

De 11 a 14 de junho ocorreu a III Conferência Regional de Educação Superior – CRES 2018, promovida pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC-UNESP), realizada em Córdoba, na Argentina, por ocasião do centenário da Reforma Universitária lá ocorrida, e para celebração das conquistas advindas, em que se discutiu a Educação Superior na região.

A conferência inaugural, proferida por Boaventura de Sousa Santos, catedrático da Universidade de Coimbra, deu a tônica das discussões que seguiram na semana: a responsabilidade social da Universidade. Como já apresentado e fundamentado em seus estudos, Boaventura apontou que a Extensão Universitária não apenas contribui para o cumprimento do compromisso da Universidade frente aos desafios sociais, mas também para o resgate de sua legitimidade e orquestração das forças e pessoas que devem atuar em sua defesa.

Em todas as discussões seguintes foi destacada a contribuição que a Universidade pode e deve dar para superar as desigualdades da região, promovendo uma sociedade justa, democrática, igualitária e sustentável. Esteve também em todas as falas a defesa da Educação como bem público social, um direito humano universal e um dever dos Estados.

Nesse contexto, destacou-se a importância e relevância da Extensão Universitária no desempenho da responsabilidade social e territorial que pesa sobre as instituições de ensino superior, promovendo a integração de conhecimentos e o surgimento de inovações, com articulação de saberes às práticas sociais, para a obtenção de ferramentas de autonomia intelectual e transformação social.

     Por fim, houve o reconhecimento que temos o cenário oportuno para que as Instituições de Ensino Superior avancem para o que Boaventura chama de outra geração de Extensão Universitária, em que a instituição não seja só “estendida” à sociedade, mas que também seja intensa em sua relação, ao trazer a sociedade e seus conhecimentos, culturas e valores para dentro da Universidade, promovendo a transformação para desenvolvimento uma sociedade equânime.   

 

Cleopatra da Silva Planeta

Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação científica

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.