Distúrbios articulares nos desdentados totais

Ana Cristina Peres Magalhães, Humberto Gennari Filho

Resumo


Os distúrbios da articulação temporomandibular apresentam um impacto negativo da qualidade de vida de seus portadores. Considera-se que a disfunção temporomandibular seja um fenômeno multicausal. A diversidade de sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, como dores musculares, cefaléias, dores na região da articulação temporomandibular (ATM) e ruídos articulares dificultam o diagnóstico clínico. Os sinais clínicos são igualmente distribuídos entre os sexos, porém, a incidência no sexo feminino é um pouco maior em relação ao sexo masculino. Os principais fatores etiológicos no paciente idoso podem ser vários, entre eles a má oclusão, estresse emocional e hiperfunção muscular. Uma vez confirmada a disfunção, pode-se utilizar da modificação da prótese total inferior com restabelecimento da dimensão vertical de oclusão para o tratamento da musculatura e ATM, antes da confecção de novas dentaduras. Posteriormente ao alívio dos sintomas da DTM são realizadas próteses novas.

Palavras-chave


Disfunção mandibular. Sinais e sintomas de disfunção temporomandibular. Dor articular em pacientes edentulos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.