Carta ao Leitor

Cleopatra da Silva Planeta

Resumo


CARTA AO LEITOR

 

 

     A extensão universitária em suas diversas formas: para e com a Sociedade e modalidades: assistências, difusão de conhecimentos (científicos, tecnológicos e humanísticos), produção e circulação cultural, e compartilhamento de tecnologia social é a ponte da instituição com a sociedade, em permanente mudança, e cada vez mais complexa.

A indissociabilidade ensino, extensão e pesquisa encontra em suas ações o espaço adequado para sua prática.

Esse talvez seja o mais importante legado da Reforma Universitária de Córdoba, na Argentina, iniciada em 15 de junho de 1918, e proclamada em seu manifesto, redigido pelo advogado, jornalista, ativista dos direitos humanos e dirigente universitário, Deodoro Roca (1890-1942).

O documento intitulado "La Juventud argentina de Córdoba a los Hombres Libres de Sudamérica" lançou as bases da reforma universitária que se estende por toda a América Latina, tirando a universidade do seu isolamento e vinculando-a à sociedade e aos seus segmentes representativos.

O manifesto é o primeiro fragmento de projeto de extensão universitária no continente.

Neste número, a Revista Ciência em Extensão da Unesp presta homenagem a dirigentes e estudantes da Universidade Nacional de Córdoba que há cem anos lançaram as bases de uma universidade que se debruça sobre os problemas concretos da sociedade e, com suas ações extensionistas, procura contribuir para suas soluções, muitas delas expressas nos artigos e relatos apresentados nesta edição.

Convidamos todas e todos à leitura, à reflexão e à ação extensionista!


Palavras-chave


Extensão Universitária; Divulgação científica

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, E.F. et al. Reforma Universitária de 1918: La Juventud Argentina de Córdoba a los hombres libres de Sudamérica: Manifiesto de Córdoba. Disponível em http://www.fbioyf.unr.edu.ar/evirtual/pluginfile.php/107125/course/section/3530/Manifiesto%20Liminar%201918.pdf. Acesso em 31 de março de 2018




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.