Uso de sistemas de informação geográfica como ferramentas de auxílio na análise de casos de apreensão de animais no município de São Paulo

Hélio Junji Shimozako, Marcos Amaku, Fernando Ferreira, Ricardo Augusto Dias, Hildebrando Montenegro Netto, Noemia Tucunduva Paranhos, Rogério Brito Dias

Resumo


Este estudo avaliou, por meio do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a distribuição espacial e a freqüência dos casos de apreensão de cães soltos em vias e logradouros públicos, nos diversos distritos administrativos do município de São Paulo. O principal objetivo foi analisar e mapear os dados disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo, orgão responsável pela atividade de apreensão de cães, de modo a identificar os locais mais críticos em relação à esta atividade. Foi feita uma análise espacial e descritiva de dados referentes ao período de janeiro de 2001 a setembro de 2003. Verificou-se que a variável "chamadas recebidas pelo CCZ" apresentou valores superiores e variância superior à variável "chamadas atendidas pelo CCZ". Além disso, a análise demonstrou que as Zonas Norte e a Leste foram consideradas as mais críticas com relação à apreensão de cães. Entre os fatores que podem estar relacionados aos resultados obtidos, há as características ecológicas do cão, a capacidade de suporte ambiental do município de São Paulo para esta espécie, o cronograma de atividades do CCZ, a população canina domiciliada estimada e os fatores socio-econômicos relacionados a cada distrito. Foi observada correlação entre o total de chamadas recebidas e outras variáveis, como população canina domiciliada e índices sócio-econômicos.

Palavras-chave


Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Controle de zoonoses. População canina. Distribuição espacial canina. Dinâmica populacional canina.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.