Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de Ibiúna, SP, Brasil

Francisco Rafael Martins Soto, Marcia Regina Risseto, Sônia Regina Pinheiro, Alexandre Junqueira de Souza, Maria Cristina Portela, Bárbara Filomena Martins Soto Lima

Resumo


A promoção do bem estar animal e controle de zoonoses carece de trabalhos educativos com a comunidade. O envolvimento de órgãos oficiais de serviços de saúde é essencial para o desenvolvimento destas ações. Este estudo teve o objetivo de promover a mudança de atitude das crianças do ensino fundamental em relação a estes temas. O trabalho foi realizado no período de maio a setembro de 2004, totalizando cinco meses e duas escolas da zona rural do Município de Ibiúna - SP. Realizaram-se reuniões prévias com os professores para a apresentação do projeto com fornecimento de material didático. Estes trabalharam com os alunos durante duas semanas para os deixarem familiarizados com os temas zoonoses e bem estar animal. Após este período, foi feita uma apresentação teatral pelos funcionários do setor de zoonoses mostrando a realidade do município em relação às zoonoses e bem-estar animal, com final dado a peça pelos alunos. Houve uma grande participação dos professores e alunos com grande quantidade de trabalhos e pesquisas sobre os temas realizados por estes. Participaram do trabalho 230 alunos, e foram realizadas quatro apresentações teatrais. O trabalho mostrou que é preciso despertar o emocional da criança, devido ao fato de estarmos trabalhando com vidas e promovendo a saúde pública preventiva. A mobilização de professores e alunos, planejamento e cronograma das ações, foram os pontos fundamentais do sucesso do programa. Há necessidade destes trabalhos nas escolas de forma continuada.

Palavras-chave


Bem-estar animal. Zoonoses. Educação. Alunos. Teatro.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.