Redução do estresse e ansiedade na escola por meio do Tai Chi Chuan

Rui Seabra Machado, Pâmela Billig Mello-Carpes

Resumo


O número de pessoas que apresentam sintomas de estresse e ansiedade vem crescendo de maneira contínua e consistente. Estes fenômenos também estão presentes nas escolas, levando os estudantes a apresentarem problemas de aprendizado. Estas manifestações se caracterizam pela perda da homeostasia, que leva o corpo a entrar em estado de alerta; em vista disso é importante estudar alternativas não medicamentosas de controle do estresse e da ansiedade, como as práticas contemplativas, por exemplo, o Tai Chi Chuan. O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial terapêutica chinesa que vem sendo estudada como auxiliar na redução do estresse e da ansiedade. O objetivo deste estudo foi verificar se o Tai Chi Chuan é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade em crianças do ensino fundamental. Para atingir este objetivo implementamos uma metodologia que consistiu em recrutar voluntários de duas turmas do 9º. ano do ensino fundamental, compondo um grupo de 34 estudantes (16 do sexo masculino e 18 do sexo feminino, como média de idade de 14 anos). Aleatoriamente, uma turma foi escolhida para ser a teste; esta praticou o Zhanzhuang, um exercício básico do estilo Chen de Tai Chi Chuan. A outra turma, a controle, realizou exercícios de alongamento. Os exercícios foram ofertados 3 vezes por semana, com sessões de 20 minutos, durante o mesmo turno das aulas. Foram realizadas 20 sessões durante os meses de agosto a outubro de 2017. Para avaliar os níveis de ansiedade foram aplicados os testes IDATE Traço e Estado, e foi aplicada a Escala de Estresse Infantil para aferir os níveis de estresse. Estes testes foram aplicados em dois momentos: pré e pós-intervenção. Os resultados obtidos propõem que a prática do Tai Chi Chuan diminui o estresse, mas não diminui a ansiedade. Após a aplicação dos testes pós-intervenção foi aplicado um questionário para avaliação da percepção dos estudantes sobre a prática dos exercícios, e a percepção de ambas as turmas foi muito positiva, manifestando, inclusive que estas intervenções os teriam ajudado a melhorar o rendimento em sala de aula e durante as avaliações. Concluímos que o Tai Chi Chuan foi eficaz para o gerenciamento do estresse no contexto escolar.


Palavras-chave


Tai Chi Chuan. Estresse. Ansiedade. Escola. Aprendizagem.

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