Avaliação dos resultados de intervenções psicoterápicas breves na comunidade de Bauru

Maria Alice Salvador Busato de Azevedo

Resumo


Nas últimas décadas, técnicas breves de atendimento psicoterápico têm sido desenvolvidas e implementadas por profissionais da área da saúde mental, na tentativa de se oferecer atendimento psicológico a um maior número de pessoas necessitadas e também a camadas da população menos favorecidas economicamente, as quais buscam atendimento em instituições públicas de saúde. Dentro dessa filosofia de trabalho, foi desenvolvido o presente projeto de extensão, no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, durante 2002 e 2003. Foi empregada a Psicoterapia Dinâmica Breve, técnica focal, de tempo e objetivos limitados, desenvolvida a partir do conhecimento psicanalítico, a qual permite atendimentos flexíveis, de acordo com as necessidades dos diferentes pacientes. Estes eram oriundos da comunidade de Bauru, e estavam na lista de espera para atendimento. Participaram do programa 27 estudantes, estagiários de Psicoterapia Breve, que atenderam 36 pacientes em terapia sob a supervisão e orientação da coordenadora do programa. Todos os pacientes foram selecionados segundo critérios de seleção previamente definidos. Cada um deles recebeu 25 atendimentos individuais (duas entrevistas e 23 sessões de psicoterapia), com sessões de 50 minutos, duas vezes por semana. Os resultados do trabalho terapêutico foram avaliados mediante: uma avaliação clínica, conduzida pela supervisora junto com os estagiários; uma avaliação objetiva através do Questionário de Saúde Geral e uma outra, subjetiva, do paciente. Os resultados são apresentados em tabelas e discutidos. Dos 36 pacientes atendidos, 31 completaram a sua psicoterapia. A avaliação clínica mostra que 27 apresentaram melhoras moderadas a acentuadas; 19 apresentaram melhoras discretas a acentuadas, segundo o Questionário de Saúde Geral; 30 avaliaram positivamente a sua psicoterapia, segundo o Questionário de Avaliação Subjetiva. Os resultados foram altamente satisfatórios e mostram os benefícios de um programa planejado e supervisionado de psicoterapia breve para a comunidade.

Palavras-chave


Psicoterapia dinâmica breve. Psicoterapia focal. Psicoterapia breve. Psicologia comunitária.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.