Jogo para celular como instrumento de educação em saúde bucal

Carlos Alberto Machado Filho, Giordana Correia Mansani Correia Mansani, Marcos Vínicius de Sousa Pereira, Alessandra Souza Martins, Cristina Berger Fadel

Resumo


A educação em saúde é vista e entendida como uma prática social que preconiza a mudança gradual na forma de pensar, sentir e agir por meio da seleção e utilização de métodos pedagógicos participativos.  Este trabalho mostra a atuação do projeto de extensão Nós na Rede: Contribuições da Odontologia para Educação, Prevenção e Manutenção da Saúde, vinculadas ao Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, o qual aborda a educação em saúde como requisito fundamental na prática odontológica. Expõe-se aqui uma atividade nominada ‘Jogo para Celular’, cuja finalidade é fomentar e disseminar informações básicas relacionadas à saúde bucal de adolescentes, favorecendo a construção de novos conhecimentos, hábitos e cuidados. Este jogo consiste em um sistema interativo de perguntas e respostas, distribuídas em três diferentes fases, com níveis distintos de dificuldade. Para acessá-lo o usuário deve possuir um aparelho eletrônico compatível e com acesso a internet. Os temas abordados envolvem a cárie dental, doença periodontal, escovação dentária, relações sistêmicas e mitos e verdades que acometem o campo odontológico. Os resultados alcançados permitem concluir que esta atividade lúdica expõe-se como meio facilitador do compartilhamento de informações e do motivar da população alvo em busca de condutas mais saudáveis.

Palavras-chave


Educação. Saúde bucal. Relações comunidade-instituição. Mídia audiovisual.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa, Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Bucal. Departamento de Atenção Básica, Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação em Saúde Histórica, Conceitos e Propostas. Conferência Nacional de Saúde On-Line. Disponível em: http://www.datasus.gov.br/cns/temas/educacaosaude/educacaosaude.htm Acesso em 16 jun 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/doc_base.pdf. Acesso em: 15 Ago. 2014.

CHOU, T.T.A. Avaliação do conhecimento e comportamento dos pacientes em tratamento odontológico em relação à cárie, doença periodontal e higiene bucal. Rev Pós Grad, v. 18, n. 3, p. 140-147, 2011.

FADEL, C. B.; BORDIN, D.; LANGOSKI, J. E. A educação como prática viabilizadora da saúde bucal. Revista do Instituto de Ciências da Saúde, v. 31, n. 2, p. 136-140, 2013.

SICARI, A. A. et al. Psicologia e educação popular: uma estratégia de promoção da saúde. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 135-146, Jan./Jun, 2014.

CARVALHO, M. J. S.; MELO, R.S; Aplicativos educacionais livres para Mobile Learning. XI EVIDOSOL e VIII CILTEC-Online, Jun, 2014. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org

MORATORI, P.B; Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de janeiro, Instituto de Matemática, Núcleo de Computação Eletrônica, Informática na Educação; RIO DE JANEIRO, Dezembro, 2003.

DONDLINGER, M.J; Educational Video Game Design: A Review of the Literature; Journal of Applied Educational Technology, Volume 4, Number 1 Spring/Summer 2007.

HUIZENGA, J; ADMIRAAL, W; AKKERMAN, S; DAM,G; Mobile game-based learning in secondary education: engagement, motivation and learning in a mobile city game; Journal of Computer Assisted Learning, volume 25, Issue 4, pages 332–344, August 2009.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.