Formação continuada de professores do Ensino Fundamental I em ciências da natureza e matemática

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, João Batista dos Santos Junior, Márcio Masatoshi Kondo, José Vagner Gomes, Edemar Benedetti Filho

Resumo


O presente artigo descreve o planejamento, organização e aplicação de um curso de formação continuada em Matemática e Ciências da Natureza, para professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1 da rede pública municipal de Piracicaba (SP). Tendo em vista que uma parcela considerável dos docentes de 4º e 5º anos apresenta lacunas em sua formação inicial, as quais lhes trazem insegurança para uma abordagem mais substancial de Matemática e Ciências da Natureza, o ensino dessas disciplinas acaba recebendo menos prioridade que a desejável no Ensino Fundamental 1, fato que, por sua vez, acaba dificultando uma adequada alfabetização científica das crianças nesse ciclo. Nessa perspectiva, a principal meta deste projeto de extensão universitária, realizado ao longo de 3 anos, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi aperfeiçoar as habilidades de 135 educadores para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, oferecendo-lhes aulas teóricas e experiências práticas, visando a melhorar a formação desses profissionais em diversos temas relacionados. A ampla maioria dos professores participantes avaliou como muito significativa a aplicabilidade dos conteúdos desenvolvidos no curso em sala de aula e, como resultado, realizaram diversas atividades práticas de Ciências nas escolas, que envolveram mais de 2.200 crianças da rede pública municipal. Os resultados promissores obtidos ao longo do desenvolvimento deste projeto reforçam a importância de uma maior proximidade da universidade com os professores dos anos iniciais da Educação Básica, em iniciativas que busquem aperfeiçoar a formação desses profissionais para o ensino precoce de Ciências e Matemática.

Palavras-chave


Ensino Fundamental. Formação Continuada de Professores. Ensino de Ciências e Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


NIGRO, R.G.; AZEVEDO, M. N. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 705-720, 2011.

GERHARDT, A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M.; GONZATTI, S. E. M. Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental proporcionando inserção de tópicos de astronomia e de conteúdos matemáticos. In: MATEMÁTICA NA ESCOLA - SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO PPGEMAT-UFRGS, 2014, Porto Alegre. Resumos... Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 1-11.

DEBALD, F. R. B. A formação continuada dos professores no ensino de ciências naturais. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 2, p. 143-151, jul./dez. 2007.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.