Percepção de ex-alunos sobre a contribuição do Serviço Extramuro Odontológico (SEMO) da FOA – UNESP na formação profissional

Suzely Adas Saliba Moimaz, Nemre Adas Saliba, Cléa Adas Saliba Garbin, Renato Moreira Arcieri, Orlando Saliba, Lívia Guimarães Zina

Resumo


As atividades de extensão objetivam atender uma demanda social específica, revitalizando e aperfeiçoando o ensino e, conseqüentemente, estimulando a pesquisa e a própria extensão, contribuindo posteriormente para a transformação da realidade social. Desde 1964, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, a Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP (FOA) desenvolve o Serviço Extramuro Odontológico (SEMO). Com o propósito de avaliar a importância do SEMO na formação profissional, foi verificada a percepção de egressos do curso de graduação da FOA, formados em 1999, sobre esse serviço, por meio de uma questão anexada à avaliação da disciplina, enviada por correio a eles, sendo apresentados, neste trabalho, os resultados obtidos como resposta e analisados pela técnica de pesquisa social denominada análise de conteúdo. Nas respostas, foram encontradas citações referentes à formação profissional, ao trabalho em serviços de saúde pública, ao caráter social do serviço, às atividades clínicas e aos aspectos positivos e negativos do SEMO. Os achados confirmam que as atividades extramuros desenvolvidas na FOA – UNESP contribuíram para a formação profissional dos ex-acadêmicos, capacitando profissionais comprometidos com a saúde bucal coletiva.

Palavras-chave


Serviço odontológico extramuro. Extensão universitária. Odontologia. Programa de saúde pública. Ensino odontológico.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.