"Musicalizando a Biologia": cantando e encantando através de paródias

Liliane Araujo Lima, Nayana de Jesus Oliveira Colaço, Raenia Almeida Lima, Tamyres Carvalho Casemiro, Laura Helena Pinto Castro, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixao

Resumo


O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “Musicalizando a Biologia”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB, dedicado à produção e divulgação de paródias abordando temáticas biológicas. Trata-se de um estudo de caso descritivo e analítico, de abordagem qualitativa. Para a produção de paródias o grupo estabelecia os critérios e definia os conteúdos, realizava a montagem, edição e sua divulgação por meio de blog, canal no YouTube® e redes sociais. Entre 2014 e 2016 foram produzidas 12 paródias, que além da divulgação por mídias, foram apresentadas em feiras de ciências, escolas e eventos na área da educação. Conclui-se que o trabalho proporcionou vivências importantes relacionadas ao fazer docente e possibilitou a capacitação de futuros professores para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito educacional.

Palavras-chave


Ensino de Biologia. Atividade extensionista. Paródias.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.