Programa de tratamento e controle de doenças parasitárias em cães e gatos de proprietários de baixa renda no município de Ibiúna

Fernanda Nogari, Francisco Rafael Martins Soto, Márcia Regina Risseto, Osana de Souza

Resumo


Este programa teve como finalidade o tratamento e controle de doenças parasitárias com potencial zoonótico em cães e gatos, tais como: doenças de pele causadas por ácaros (sarna sarcóptica, sarna notoédrica e queiletielose), verminoses (toxocaríase e ancilostomíase) e infestações por carrapatos. Utilizou-se, neste estudo, o fármaco cujo principio ativo era a ivermectina. O programa buscou contribuir com a saúde pública e com a dos animais de proprietários de baixa renda do Município de Ibiúna. Foram tratados 418 animais em cinco bairros do município, obtendo-se os seguintes resultados: 74 animais (18%) apresentaram sinais clínicos indicativos de doenças de pele causadas por ácaros; 120 animais (29 %) apresentaram sinais clínicos indicativos de verminoses; nove animais (2%) apresentaram infestações por carrapatos; os restantes, 215 animais (51%), não apresentaram sinais clínicos indicativos de doenças parasitárias. Não foi concluído o tratamento de 96 animais, 23 % dos cães e gatos medicados nos bairros. Dos animais que terminaram o tratamento, 100% responderam favoravelmente à primeira aplicação do medicamento.

Palavras-chave


Controle. Tratamento. Zoonoses. Parasitas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.