A extensão na escola: ações para a guarda responsável de animais de estimação

Alessandra Ribeiro Moraes, Larina Albuquerque Gonçalves Galdino

Resumo


A domesticação de animais está relacionada ao desenvolvimento das sociedades ao longo do tempo; sendo que, atualmente, os cachorros e gatos convivem com os seres humanos, principalmente como animais de estimação. Entretanto, o crescimento da população desses animais em áreas urbanas tem acarretado em situações indesejáveis, tornando-se um desafio para a gestão pública municipal. Considerando que a identificação da responsabilidade individual perante os animais de estimação e que o reconhecimento das características e direitos dos mesmos podem contribuir para um aprimoramento da qualidade de vida da população, vislumbrou-se a pertinência de realizar um projeto de extensão com alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Castelo Branco, no município de Mundo Novo/MS, almejando despertar no público alvo a reflexão sobre o tema. A ação foi concretizada por meio de uma oficina didática precedida pela aplicação de um questionário com objetivo de identificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema. A oficina didática constituiu-se em três encontros nos quais foram divulgadas informações atualizadas sobre a situação dos animais de estimação e os impactos da superpopulação de animais de rua na área urbana; além disso, foram realizadas atividades para estimular a adoção de cuidados responsáveis com os animais, contemplando os princípios da guarda responsável. O público atingido diretamente foi de 132 alunos que, apesar de apresentar conhecimento insuficiente a respeito da guarda responsável, de uma forma geral, demonstrou compromisso sobre o tema. Recursos didáticos como banners, jogo didático e cartazes foram produzidos durante a ação. A realização do presente projeto possibilitou o desenvolvimento de habilidades diferenciadas por parte da aluna-bolsista, assim como a percepção dos desafios para uma educação humanitária que estimule no indivíduo a reflexão crítica do ambiente a sua volta e a adoção de comportamentos responsáveis. Devido à relevância do tema e aos resultados obtidos, é seguro afirmar que a atividade de extensão tenha contribuído para um convívio mais harmonioso e digno entre pessoas e animais, aprimorando a qualidade de vida da população.

Palavras-chave


Animais domésticos. Oficina didática. Ensino Fundamental. Mundo Novo.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.