Experiências exitosas de enfermagem no cuidado à pessoa em diálise

Carlos Jordão de Assis Silva, Eva Jordana de Oliveira Dutra, Sohara Ohana Telêmaco de Freitas, Larissa Karla Graciano Pessoa, Samylle Pelaes da Mota, Lara Laise Alves da Silva, Francisca Iris Araújo de Brito, Vinicius Lino de Souza Neto, Ana Elza Oliveira de Mendonça

Resumo


Objetivou-se compartilhar experiências exitosas de acadêmicos de enfermagem ao vivenciarem o cuidado à pessoa em tratamento dialítico. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhada por acadêmicos de enfermagem que compõem o projeto de extensão vivenciando o cuidado de enfermagem em unidade de diálise, realizado em uma clínica de nefrologia no Nordeste do Brasil, de setembro a novembro de 2016. RESULTADOS: Foi possível perceber a relevância das práticas de enfermagem direcionadas ao paciente em hemodiálise, como também foram observadas as competências e autonomia dos profissionais. CONCLUSÃO: As experiências vivenciadas pelos acadêmicos proporcionaram aos discentes um maior dimensionamento sobre a responsabilidade ética, científica das ações e intervenções de enfermagem destinadas aos pacientes renais na unidade de diálise.

Palavras-chave


Assistência de enfermagem. Doença renal crônica. Diálise renal. Enfermagem.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.