Vivências na Rede de Atenção à Saúde Materno e infantil: contribuições do PRÓ-PET-Saúde

Maria Adelane Monteiro da Silva, Viviane Oliveira Mendes Cavalcante, Francisca Allany Araújo Rocha, Leidy Dayanne Paiva de Abreu, Deline Lopes Moraes, Cibelly Aliny Siqueira Lima, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Anna Larissa Moraes Mesquita

Resumo


O Pró-Saúde e o PET-Saúde possuem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, visando a reorientação da formação profissional, a partir das transformações no processo ensino-aprendizagem e de prestação de serviços de saúde à população. Objetivamos descrever as vivências de formação em saúde na Rede de Atenção à Saúde Materno e Infantil de Sobral-CE, a partir da experiência do Pró-Saúde e Pet-Saúde. As vivências ocorreram no período de 2012 a 2014, com ações direcionadas pela política Rede Cegonha. Os envolvidos foram preceptores da Rede e estudantes dos cursos de enfermagem e educação física. Destacamos a participação dos discentes nos serviços de saúde e a prática colaborativa interprofissional nesses espaços, enquanto dispositivo de formação/educação, favorecendo as mudanças nos cursos de graduação em saúde. Consideramos que a educação pelo trabalho é capaz de auxiliar no processo formativo, ampliando o olhar do estudante, preparando-o para atuação no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Educação; Educação continuada; Instituições acadêmicas; Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.