Um relato de recuperação de uma área: conscientização por meio da educação ambiental

Thiago Favarini Beltrame, Alex Beltrame

Resumo


O presente relato expõe as experiências de um trabalho de extensão realizado de forma independente em uma localidade na região central no estado do Rio grande do Sul, entre os anos de 2007 e janeiro de 2016. Por meio do projeto foram colocados em prática os conceitos oriundos da educação ambiental. Selecionou-se uma área, a qual se extraía rochas, e estava com danos ambientais. Com os proprietários, trabalhadores e moradores do local foi realizado um trabalho referente a conceitos e práticas de educação ambiental e como a área em questão poderia ser recuperada. Metodologicamente, foram realizadas visitas no local e por meio de palestras e exposição de casos reais foram abordados conceitos de educação ambiental. Como medidas físicas no local, cercou-se a área, e as atividades de recuperação ambiental iniciaram. Foi possível fazer com que os cidadãos passassem a compreender, por meio de treinamentos e exposição de experiências, a importância das questões ambientais na sociedade. O projeto proporcionou um aumento na preservação ambiental do local.

Palavras-chave


Meio Ambiente. Recuperação. Educação Ambiental. Relato ambiental

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.