Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista

Tatiana Victória Carneiro Moura, Açucena Leal de Araújo, Gabriela da Silva Rosa, Jackson Junior Vieira de Castro, Ana Roberta Vilarouca da Silva

Resumo


A obtenção de conhecimentos acerca da prática de primeiros socorros é imprescindível, principalmente no âmbito escolar, pois assim os estudantes saberão prestar os primeiros cuidados a vítimas de acidentes ou mal súbito, antes da chegada do serviço móvel de urgência ou profissional especializado. O presente estudo busca relatar a experiência de atividades de uma extensão universitária sobre “Oficinas de primeiros socorros com estudantes do ensino médio” desenvolvidas por alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Esta extensão foi realizada na cidade de Picos-PI, no período de abril de 2015 a maio de 2016. Foram utilizados como ferramentas metodológicas rodas de conversa, objetos demonstrativos, slides, vídeos, dinâmicas e jogos para proporcionar a construção de saberes pertinentes ao assunto. Ao final dos encontros foi notável a satisfação dos estudantes em tomarem conhecimento de práticas que podem estar adotando, contribuindo assim, na proteção à vida, tanto no ambiente escolar, quanto em situações do dia a dia. As ferramentas educativas adotadas foram satisfatórias para adesão dos estudantes à prática de educação em saúde. A exposição de situações eminentes do dia a dia através de rodas de conversa e as dinâmicas/jogos foram cruciais para envolver os estudantes e efetivar a prática extensionista. Com isso, evidenciou-se a importância dessa atividade, pois, através da educação em saúde, os estudantes ampliaram seu conhecimento sobre o assunto, podendo assim, levar esses conhecimentos para suas vivencias diárias.

Palavras-chave


Práticas educativas. Primeiros Socorros. Ensino médio.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.