A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PIBID

Amadeu Moura Bego, Larissa Vendramini Silva

Resumo


No âmbito das políticas públicas brasileiras voltadas para a melhoria das práticas formativas da formação inicial de professores, o PIBID vem se destacando nos últimos anos devido à sua contribuição significativa no aperfeiçoamento e na valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa pode atuar privilegiadamente de maneira extensionista na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em virtude de suas características e de sua composição.  Esse trabalho apresenta o processo de planejamento, implementação e avaliação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) contextualizada e problematizadora de matemática em uma unidade escolar da rede estadual pública do município de Araraquara - SP. Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando como fonte de informações as repostas dadas pelos professores e estudantes participantes desse processo por meio de questionários e de grupo focal. O estudo revelou a importância de um fundamentado, organizado e coletivo planejamento didático-pedagógico, além da potencialidade de se utilizar o modelo de desenho de UD contextualizadas e problematizadoras e com a perspectiva multiestratégica tanto para a motivação e engajamento dos estudantes como para seu aprendizado. Destaca-se a importância do acompanhamento individualizado e mais afetivo para fortalecimento do sentimento de pertencimento ao ambiente escolar e a inserção efetiva dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, o estudo revelou a importância da relação horizontal universidade-escola no trabalho dos professores e no enfrentamento de um problema vivenciado na escola.


Palavras-chave


Unidade Didática Multiestratégica. PIBID. Ensino de Matemática. Extensão universitária

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.