Estudo de caso em escola pública de Sorocaba/SP: do monitoramento da qualidade de água para a sala de aula

Daniele Frascareli, Gilberto Dias de Alkimin, Juliana de Oliveira Soares Silva Mizael, Cláudia Hitomi Watanabe, Diego da Cruz Bochichi, Viviane Moschini Carlos, André Henrique Rosa

Resumo


Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Observando o Rio Sorocaba: União Pró-Tietê” que tem como objetivo o monitoramento da qualidade da água do Rio Sorocaba e intervenções educacionais. Neste trabalho foram apresentados os resultados das intervenções educacionais em 145 alunos de uma escola municipal da cidade de Sorocaba/SP. Para tanto, foram ministradas aulas Educação Ambiental (EA) com atividades lúdicas e dinâmicas durante o primeiro semestre de 2015. Depois das aulas, foi aplicado um questionário com os alunos como norteador para as próximas atividades. Os resultados demostraram o empenho e clareza de alguns alunos que indicam de forma segura assuntos avançados, entretanto, também foi possível verificar uma lacuna nas intervenções que foi a inserção do homem como parte integrante do meio ambiente. Deste modo, com a inserção deste conceito, os alunos foram capazes de compreender que eles e a sociedade são uma poderosa ferramenta das mudanças dos padrões sociais em prol da melhoria da qualidade ambiental.

Palavras-chave


Intervenção, Meio Ambiente, Água, Rio Sorocaba

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.