A contribuição da Odontologia ao Departamento Médico Legal de Vitória/ES

Luciana Vigorito Magalhães, Talita Malini Carletti, Maryane Barcellos do Nascimento, Karina Tonini dos Santos Pacheco, Roberto Sarcinelli Barbosa, Kátia Souza Carvalho

Resumo


O artigo informa, através de um relato de experiência, a contribuição da Odontologia ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória/ES, a fim de explicitar o valor da Odontologia neste local, além da importância da disciplina de Odontologia Legal no currículo do curso da graduação e realização de atividades extramuros que podem ser desenvolvidas. O objetivo deste artigo é relatar e compartilhar experiências sobre as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão “Odontologia Legal no DML”. Através da participação de graduandos como estagiários no setor de Antropologia Forense, pode-se mostrar o papel imprescindível do cirurgião-dentista no auxílio à identificação humana, através da utilização de fichas desenvolvidas para confrontar com dados de ossadas arquivadas, além de dinamizar as anotações e facilitar o entendimento. Assim, a interação com outros profissionais e setores permitiu uma vivência multidisciplinar e maior conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do DML, estimulando a participação de estudantes numa área pouco explorada na Odontologia.

Palavras-chave


Odontologia Legal. Antropologia Forense. Identificação Humana.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.