Boas práticas de manipulação de alimentos em municípios paranaenses

Mariluci dos Santos Fortes, Maiara Frigo, Thiago Henrique Bellé, Karina Ramirez Starikoff, Elis Carolina de Souza Fatel

Resumo


A ocorrência de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar vem aumentando de modo significativo em nível mundial, e, muitas vezes, a falta de condições mínimas de higiene durante a preparação torna-se o principal fator contaminante do alimento. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo orientar manipuladores de alimentos sobre Boas Práticas de Manipulação. Os treinamentos ministrados foram planejados conforme a RDC Nº216/2004 e aplicados pelos estudantes de Nutrição e Medicina Veterinária vinculados ao Projeto de Boas Práticas de Manipulação/Fabricação de produtos alimentícios da Universidade Federal da Fronteira Sul, com parceria da Vigilância Sanitária dos municípios de Santa Izabel do Oeste e de Realeza - Paraná. Ao final de cada treinamento, avaliou-se os mesmos por meio de fichas de avaliação entregues para cada participante. Foram realizados um total de 15 treinamentos para diferentes estabelecimentos que abrangeram 177 manipuladores. A partir da análise das fichas, os treinamentos tiveram boa aceitação, pois os participantes avaliaram de forma positiva como foram ministrados e não ocorreram reclamações. O ponto forte dos treinamentos aplicados é que cada participante passa a ser um multiplicador das informações repassadas, e, com isso, o projeto cumpre o papel transformador da extensão universitária. Além disso, os treinamentos integraram de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão e proporcionaram aos acadêmicos a realização de atividades que estimulam a busca de soluções, o que é de grande importância para a sua formação.


Palavras-chave


Ensino-pesquisa-extensão. Segurança alimentar. Capacitação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.