Sensibilizando enfermeiros no controle do câncer do colo do útero

Érica de Brito Pitilin, Daiane Schuck, Rafaela Bedin, Taize Sbardelotto

Resumo


A atuação do enfermeiro na assistência prestada à mulher é cada vez mais valorizada principalmente após a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) por meio da consulta de enfermagem, cabendo a este profissional atuar na saúde reprodutiva e ginecológica da mulher de maneira qualificada e humanizada. O presente relato tem como objetivo descrever a sensibilização alcançada por meio de oficinas para o enfermeiro resgatando o seu protagonismo na assistência prestada no âmbito da saúde da mulher. Tratou-se de um processo educativo-reflexivo acerca do repensar da prática assistencial nos diferentes contextos da temática com o grupo de 27 enfermeiros dos mais variados segmentos que compõem a saúde do município de Chapecó-SC. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível a promoção de um trabalho participativo que viabilizou identificar a compreensão e as experiências vividas pelo grupo nessa temática. Nesse contexto, a proposta pode propiciar ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul e aos serviços de saúde do referido município elementos para enriquecer a compreensão acerca da saúde ginecológica da mulher. Ademais, possibilitou contribuir para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e da revitalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher na perspectiva de tornar tais profissionais mediadores deste processo do seu contexto de inserção contribuindo para o bem estar social e de saúde da comunidade atendida.


Palavras-chave


Sensibilização. Assistência de enfermagem. Saúde reprodutiva. Saúde da mulher. Qualificação profissional.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.