Projeto de Extensão da Associação “João Arlindo”: avanços e conquistas

Ronald Jefferson Martins, Naiana de Melo Belila, Cléa Adas Saliba Garbin, Artênio José Ísper Garbin, Cintia Carrera

Resumo


A cárie dentária ainda persiste como a principal doença bucal a ser combatida no país, estando concentrada nas populações de alto risco familiar e individual. O objetivo deste trabalho foi descrever os avanços e conquistas do projeto de extensão “Prevenção e recuperação da Saúde Bucal em crianças e adolescentes em situação de risco social da Associação Beneficente João Arlindo” do município de Araçatuba - SP, iniciado em 2013. Foi realizado Levantamento Epidemiológico de cárie dentária para conhecimento das necessidades da população estudada, atividades educativas de promoção de saúde com materiais lúdicos, orientação e escovação supervisionada; além de ações curativas. Inicialmente eram atendidas 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que participavam semanalmente nos períodos de manhã e tarde das atividades propostas pelo projeto. A escovação supervisionada era feita em uma única pia no banheiro feminino por não haver estrutura adequada e o atendimento clínico realizado na Unidade Móvel Odontológica da faculdade. Atualmente são atendidas em torno de 130 crianças e adolescentes, com escovódromo para realização da escovação supervisionada e o atendimento clínico em consultório próprio da Associação. Estes benefícios foram possíveis devido a associação ter ganho o Prêmio Itaú-Unicef e hodiernamente, ser representante desta instituição no interior do Estado de São Paulo. O projeto está possibilitando a ampliação do universo informacional das crianças e adolescentes, transformando atitudes e comportamentos e incorporando hábitos em benefício de sua própria saúde; além do desenvolvimento do espírito crítico e humano dos alunos.


Palavras-chave


Promoção da saúde, saúde bucal, desigualdades em saúde, iniquidade social.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.