Da forma à ação de professores para atuar em salas de recursos multifuncionais

Gilberto Cézar de Noronha

Resumo


O artigo relata o processo de elaboração e execução de um curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais, seus sentidos, desafios e possibilidades. Ação financiada pelo primeiro edital de incentivo à pesquisa e extensão em educação básica da história da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), a proposta visou não apenas a formação teórica dos professores, mas ações efetivas para o Atendimento Educacional Especializado em escolas da educação básica. Do ponto de vista teórico-metodológico, propunha-se colocar em questão a própria relação entre universidade e escola básica pelo deslocamento das hierarquias que tendem a se estabelecer entre estas duas instituições em ações de extensão. Para tanto, propôs-se que a elaboração dos conteúdos programáticos do curso estivesse embasada nos dados da própria realidade escolar, com a participação ativa de professores e de estudantes do espaço de execução do projeto, sem dissociar pesquisa, ensino e extensão. Foram retomadas de forma crítica as experiências de inclusão já realizadas no Alto São Francisco, região centro-oeste de Minas Gerais, propondo não apenas uma interpretação da prática (in-formação), mas um convite à elaboração de novas ações de inclusão materializadas em projetos de implantação de novas salas de recursos multifuncionais. Os (in)sucessos desta proposta, a serem discutidos, evidenciaram grandes desafios na inclusão social pelo Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais que transcendem a atuação do professor em SRM e envolve diversos campos do conhecimento como a pedagogia, a medicina e a psicologia. Não apenas na definição, mas na execução e avaliação das políticas de inclusão social pela educação, exigindo, portanto, uma discussão interdisciplinar sobre as formas de ação que são não apenas técnicas, pedagógicas, mas sobretudo políticas (no sentido mais amplo do termo) a começar pela própria dificuldade de identificação das necessidades de atendimento educacional especializado. Os procedimentos adotados pelas redes de ensino, não raro assumem a postura de reféns de laudos e de discursos “especialistas” que, sem prejuízo de seus fundamentos teórico-metodológicos, na prática descobrem-se a serviço da exclusão social, bem mais do que fomentadores da ampliação de práticas sociais inclusivas pela educação.

Palavras-chave


Educação Inclusiva. Salas de Recursos Multifuncionais. Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento. Rev. Dep. Psicol.,UFF. 2006, vol.18, n.1 [cited 2015-05-12], pp. 11-28.

COMBRASD, OFÍCIO Nº 25/13 (Conselho Brasileiro de Superdotação).

DIONNE, H. A pesquisa-ação para o Desenvolvimento Local. Brasília-DF: Líber, 2007.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, Dec. 2005.

MARX, Karl. A ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.100.

MILANESI, Josiane Beltrame. Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista. São Carlos: UFSCar, Programa de PósGraduação em Educação Especial do Centro de Educação e Ciências Humanas da

Universidade Federal de São Carlos, 2012. (Dissertação de Mestrado).

NORONHA, Gilberto Cézar de (Coord). Da forma à ação: Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. Uberlândia –MG: Proex/UFU, 2014. 240p. ISBN: 978-85-916844-0-3.

NORONHA, Gilberto Cézar de. Da forma à ação inclusiva: Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. São Paulo/Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

NORONHA, Gilberto Cézar de. Integrar ou incluir? Da forma à ação de professores para atuar em salas de recursos multifuncionais. Participação em Mesa-Redonda Acadêmicas Entre a escola e a universidade: (o)posições contemporâneas? 9º Congresso Norte Nordeste de Psicologia–CONPSI 2015. Salvador: Bahia, 13 a 16 de maio de 2015.

NORONHA, Gilberto Cézar de; BRAGA, Jaqueline Maria Silva. SOUSA, Flávia Policena Alves de. O desafio da “travessia”: da forma à ação de professores para atuar em salas de recursos multifuncionais. Grupo de Trabalho 04 – Formação de Professores e Formação Continuada. II Encontro de Pesquisadores Mineiros: Pesquisa e Reflexão na Educação Básica. Uberlândia. 08 e 09 de abril de 2015. (Comunicação Oral)

NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE de 23 de janeiro de 2014.

Orientação SD 01/2015, da SEED-MG.

REZENDE, Joffre Marcondes de. Laudar, Laudo. Revista de Patologia Tropical. Goiânia, UFG, v. 39, n. 3 (2010). p.228.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 19ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: O paradigma do século 21. Inclusão: Revista da Educação Especial. Brasília, Secretaria de Educação Especial, v.1, ano 1. Out.2005. p. 19-23.

SORDI, Denise Nunes de. Desafios das ações de inclusão social: formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais. Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 76-93, jul./dez. 2016.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.