Sistemas agroflorestais em assentamentos rurais: aplicação no município de Rosana, SP, Brasil

Edson Luís Piroli, Valkíria Luísa Borsa Piroli

Resumo


Em um momento da história em que os impactos ambientais das atividades produtivas se mostram cada vez mais intensos e em que o patrimônio ambiental dá sinais de que não os suporta mais, é fundamental que novos métodos de produção sejam adotados a fim de evitar o colapso de todo sistema produtivo e ambiental. Neste contexto os sistemas agroflorestais (SAF) se mostram uma alternativa viável em função de que podem ser parecidos com os sistemas naturais por permitirem um maior equilíbrio entre os componentes da natureza, solo, água, vegetação, fauna silvestre, microclima e o Homem. Assim, este projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar até pequenos produtores rurais assentados pela reforma agrária no município de Rosana, SP, os conceitos e as técnicas de produção por meio de SAF. Foi adotada a interação dialógica, característica da Extensão Universitária, como facilitador para a aproximação entre pesquisadores/extensionistas e agricultores familiares. Na sequência, o perfil dos proprietários e as características de suas propriedades foram avaliados para a definição de quais propriedades receberiam os módulos de SAF. Em seguida, foram efetuados plantio e monitoramento de culturas anuais e perenes, com avaliações das produções. Verificou-se que em virtude das características do solo, as espécies de ciclo curto tiveram dificuldade em produzir. Mas, observou-se que as espécies arbóreas tiveram um bom desenvolvimento nos quatro primeiros anos.

Palavras-chave


agroflorestas, agricultura familiar, assentamento, sistemas agroflorestais

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.