Educação para a conscientização sobre animais domésticos e silvestres

Querina Ramos de Góes, Beatriz Wardzinski Barbosa, Josiane Martins Flores, Rosângela Silva Gonçalves Nunes, Mirla Andrade Weber

Resumo


A convivência entre o ser humano e os animais, estabelecida há milhares de anos, trouxe inúmeros benefícios, porém, também resultou em problemas graves visíveis nos dias atuais, como a diversidades de animais silvestres ameaçados de extinção e a superpopulação de animais domésticos abandonados nas ruas, que ocasiona riscos à saúde pública, à área social e à área econômica. O objetivo desse trabalho foi buscar uma conscientização e sensibilização de alunos do quinto ano de uma escola municipal sobre a responsabilidade da guarda de um animal doméstico, enfatizando a necessidade de boas condições de abrigo, alimentação e saúde, e também sobre a importância de proteger e conservar os animais silvestres para evitar que várias espécies sejam extintas na natureza. O presente trabalho foi executado por um grupo de discentes da Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel, a cada duas semanas, na turma de quinto ano de uma escola pública municipal em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Durante os meses de junho e julho do ano de 2015 foram apresentadas três palestras intituladas: “Primeiros socorros com animais domésticos”, “Cuidados com animais domésticos” e “A importância dos animais silvestres”, respectivamente. No mês de junho, anteriormente à apresentação das palestras, foi aplicado um questionário com 15 questões de múltipla escolha sobre cuidados com animais domésticos. Após a segunda palestra o mesmo questionário foi aplicado de forma oral. No mês de agosto, o questionário foi aplicado novamente. No mês de setembro aplicou-se um questionário com 10 questões de múltipla escolha sobre animais silvestres em extinção. Todos os questionários foram respondidos por um total de 12 alunos, de forma voluntária e sem identificação. Durante a apresentação das palestras percebeu-se grande interesse e participação dos alunos, pelos assuntos abordados. Os resultados dos questionários sobre cuidados com animais apresentaram uma média de 63% de acertos quando aplicados antes das palestras, 100% de acertos quando aplicados oralmente logo após a segunda palestra e 70% quando aplicados no mês de agosto. No questionário sobre animais silvestres, os alunos obtiveram uma média de 59% de acertos nas 10 questões. Em ambos os questionários percebeu-se grande dificuldade alunos em algumas questões, e, considerando que o assunto foi bem aceito por todos, pretende-se dar continuidade ao trabalho, buscando novas metodologias, para que se consiga um maior aprendizado dos alunos, resultando em uma mudança de pensamentos, uma maior conscientização e uma maior responsabilidade com os animais e com o meio ambiente.

Palavras-chave


Educação ambiental; Extensão; Guarda responsável; Extinção

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.