Análise da utilização de estratégias didáticas no ensino de Ciências em escolas de municípios de Pernambuco

Geane Maria de Aguiar, Daniele Kelly da Silva Ferreira, Keila Tamires da Silva, Maria Juliana Gomes Arandas, Fabricya Roberta da Silva, Katharine Raquel Pereira dos Santos

Resumo


As estratégias diferenciadas no Ensino de Ciências é uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, tais estratégias são escassas. Essa realidade é justificada por limitações e dificuldades enfrentadas pelos professores. Diante disto, o objetivo do trabalho foi caracterizar a utilização de estratégias diferenciadas no Ensino de Ciências, com o intuito de estabelecer uma relação com o perfil docente em escolas públicas de Vitória de Santo Antão e municípios adjacentes. O estudo foi desenvolvido em três escolas públicas do agreste e da Mata Sul de Pernambuco. A Escola Maria José de Medeiros, Escola Professora Jandira de Andrade Lima, e Escola Guiomar Krause Gonçalves. Os dados foram obtidos através de visitas exploratórias e de questionários direcionadas aos professores de Ciências. Dentre as escolas analisadas, a escola Professora Jandira de Andrade Lima foi a mais equipada, e mesmo assim, 100% dos professores não executam aulas práticas. Em contrapartida a Escola Guiomar Krause Gonçalves não é equipada e executam aulas diferenciadas. Deste modo conclui-se que o uso de estratégias diferenciadas é um método educativo pouco utilizado pelos professores, e que a sua utilização depende muito do professor, independentemente da sua formação, tempo de ensino ou das condições infraestruturais disponibilizadas pelas escolas.

Palavras-chave


Estratégias de ensino. Ensino de Ciências. Perfil docente.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.